quinta-feira, março 30, 2006

28 (vinte e oito [dois-oito])

Cruzo as nuvens a alta velocidade, mas quase como se estivesse parado. Olho pela janela do avião e cá em baixo tudo muito pequeno, quase sem se aperceberem as povoações, a estrada, a presença de inteligência. Os olhos tentam manter-se abertos, a excitação é grande, mas a cabeça dói. Cada pequena mudança na altitude percebe-se no corpo como se este, encostado ao banco, não tivesse peso significativo.
Sorrio.
Sorrio ao caminhar pelas ruas largas da cidade fria e cinzenta, ao lembrar aquele sorriso e aquelas situações que trocamos quando estamos juntos. Abraçados. Onde não há frio. Mas estamos longe e sorrio de pensar em ti, aqueço de pensar em ti, de sonhar contigo. Olho com admiração os altos edificios, a diferença de cada rosto, de cada cor, de cada olhar, da língua. E com os olhos no presente, o corpo no passado e pensamento no futuro, sonho.
Sonho com o futuro.
Sonho no fim, acordo. Quarto escuro, cama. Olho para o lado para ver se o rosto é o mesmo do sonho. Não. Estou sozinho. Olho para o relógio, para mim passaram-se horas: 7:58...
Porra, adormeci à uma hora...
Viro-me para o lado, tentar adormecer. Esquecer o que sonhei...


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

terça-feira, março 28, 2006

Para muitos assinantes da TV Cabo que assistem regularmente - ou conhecem pessoas que o fazem - ao canal GNT, deixo aqui uma cópia do comunicado oficial do canal sobre a possibilidade de não ser renovado o contrato que termina a 31 de Março:

w Canal brasileiro não foi contactado pelos dirigentes da maior operadora de
televisão por subscrição

w Notícias recentes dão conta da substituição do GNT pela TV Record

GNT SURPREENDIDO COM DECLARAÇOES
DA TV CABO


O GNT, canal brasileiro de TV distribuído em exclusivo para Portugal, através da TV Cabo, mostra-se surpreendido com os últimos desenvolvimentos que dão conta da sua substituição no alinhamento de canais da operadora nacional por outra estação também brasileira, a TV Record.

De acordo com os responsáveis do GNT, “até ao momento não fomos contactados pelos dirigentes da TV Cabo, que anteriormente declaravam estarem as negociações em andamento, a informarem-nos da situação, pelo que, oficialmente, não sabemos de nada. A confirmar-se, consideramos adoptar algumas medidas, como recorrer à Autoridade da Concorrência, tendo em conta a forma como o processo está a decorrer”.

Até ao momento em que foi tornada pública a suposta substituição de canais da grelha da TV Cabo, o GNT encontrava-se em negociações com o maior operador nacional de televisão por subscrição, no sentido de renovar o contrato que termina no próximo dia 31 de Março.

Uma das preocupações dos responsáveis do GNT prende-se com os telespectadores do canal que, de um dia para o outro, podem deixar de acompanhar os seus programas preferidos, nomeadamente as novelas ou a mais recente aposta da estação, a emissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

No nosso país desde 1998, o GNT mantém-se como uma das estações mais visionadas pelos portugueses, tendo conquistado um lugar de relevo no lote de canais da TV Cabo, ocupando, frequentemente, uma posição de destaque no Top Ten do ranking da TV Cabo.

O posicionamento do GNT é orientado para uma programação de qualidade, disponibilizando, entre outros, produtos da TV Globo, a maior estação da TV brasileira. Assente em três pilares principais: dramaturgia, variedades e humor, os programas são direccionados para toda a família e com o objectivo de aproximar, cada vez mais, via televisão, Portugal e Brasil.

23/03/06

Sendo este um dos canais mais vistos, e em tentativas de saber informações junto da TV Cabo, estes informam que continuam em negociações mas que o canal GNT é que não quer chegar a acordo.
Por outro lado, e trabalhando num café que tem TV Cabo e que utiliza a nova powerbox, que substituiu as antigas, este sistema funciona mal e não presta: há vários canais que bloqueiam a powerbox, sendo necessário desligar e voltar a ligar. Este problema acontece repetidamente. Possivelmente não terão muitas queixas neste aspecto porque a Sportv nunca bloqueou num jogo do Benfica...
Assim, para quem quiser demonstrar o seu descontentamento, deixo aqui um endereço para onde podem reclamar... porém, e à falta de uma alternativa credivel que aceitasse reclamações de clientes sem ter que passar pelos desgraçados dos funcionários de Call Center (linhas de apoio) que não têm culpa desta empresa SER UMA MERDA E NADA FAZER PARA MELHORAR O SERVIÇO SÓ PORQUE SÃO DOMINANTES NO MERCADO, aconselho que utilizem o seguinte endereço:
fraude@tvcabo.pt
Assim podem lembrar a este serviço que eles próprios são uma fraude e que não têm interesse algum nos seus clientes, somente em facturar mais e mais nem que seja à custa de erros que são sempre imputados ao assinante.

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

terça-feira, março 21, 2006

Ornatos Violeta - Chaga
by Ornatos Violeta

Foi como entrar, foi como arder!
Para ti nem foi viver!
Foi mudar o mundo sem pensar em mim!

Mas o tempo até passou,
e és o que ele me ensinou:
uma chaga p'ra lembrar que há um fim!

Diz sem querer poupar meu corpo:
"Eu já não sei quem te abraçou."
Diz que eu não senti teu corpo sobre o meu!
Quando eu cair eu espero ao menos que olhes para trás!
Diz que nao te afastas de algo que é também teu!

Não vai haver um novo amor,
tao capaz e tao maior,
para mim será melhor assim!
Vê como eu quero e vou tentar,
sem matar o nosso amor,
não achar que o mundo é feito para nós...

Foi como entrar, foi como arder!
Para ti nem foi viver!
Foi mudar o mundo sem pensar em mim!

Mas o tempo até passou,
e és o que ele me ensinou:
uma chaga p'ra lembrar que há um fim!

Uma chaga p'ra lembrar que há um fim...

Há letras que adicionadas formam palavras, e que estas adicionadas formam frases, e conjuntos, e rimas...
E rumos...
E muitos fazem sentido, outros nem por isso.
Outros são como um espelho.
... como na música...

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Ar mais puro...

No estado americano da California foi aprovada a lei mais restritiva anti-tabaco. Assim não se pode fumar em qualquer espaço fechado, aberto, publico, ar livre, seja o que for. Os unicos locais que não estão abrangidos e onde os fumadores podem saciar o seu vicio é no interior de suas casas (com excepção de espaços comuns com a sociedade, como janelas, varandas, quintais) , no interior dos seus veículos se estes estiverem com os vidros fechados, e nos estabelecimentos que adquirem uma licença especial e têm uma zona de fumo como nos aeroportos.
Intriga-me a sociedade americana. A sua ideia de democracia é demasiadamente restritiva para o comum humano, parece-me. Ou são visionários ou...
Não sou fumador e incomoda-me o fumo do cigarro - que me limita a liberdade - mas posso sempre pedir que não fume na minha frente, ou que tenha cuidado com o fumo libertado. Mas incomoda-me gostar de fazer qualquer coisa que muitas outras pessoas também fazem, que posso fazer com que não incomode, e não posso fazer porque há uma lei que me proíbe.
Um dos mayors de uma cidadezeca californiana disse que agora sim, todos vão ter direito a respirar ar puro. Isto num país onde o consumo automóvel é dos maiores do mundo, onde há maiores emissões de gases nocivos para a atmosfera, que não ratificaram o protocolo de Kyoto... para falar só de alguns casos.
É caso para dizer, numa expressão bem portuguesa, "Ar puro o tanas!".

(Já agora alguém me pode explicar o sentido e proveniência d'o tanas?!)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Nome de santa, nome de terra

Fátima Felgueiras, quem mais poderia ser? Anda nas bocas do mundo, jogo melhor que o Felgueiras e faz de tudo e todos em Portugal uns patinhos. Para falar a verdade tenho começado a admirar esta pessoa porque, de certa forma, ela corresponde a tudo aquilo que muitos de nós gostariamos de ser. Por fugir para o Brasil? Não.
Muitos falam que as leis são injustas, que a galinha do vizinho é sempre melhor. Fátima não é assim. Ela utiliza as falhas da justiça a seu favor, faz disso alarde e sai a ganhar. Vejamos:
- Quando estava para ser constituida arguida do caso do saco azul na Câmara, fugiu para o Brasil, promoveu uma conferência de imprensa e andou desaparecida. Candidatou-se, à distância, à mesma Câmara Municipal, e ganhou-a em eleições democráticas;
- À custa dela Francisco de Assis levou nos cornos;
- Umas semanas antes desta data foi condenada pelo tribunal a pagar uma coima, ao que ela respondeu que é uma pobre presidente de Câmara, funcionária publica, e que o salário que aufere não dará para viver e pagar a coima;
- Agora não pode entregar o passaporte brasileiro no tribunal, como este assim requereu, porque simplesmente o deixou no Brasil.

Touché!

(E assim já arranjou desculpa para voltar ao Brasil: "Vou só buscar o passaporte, mais nada!... Não sei é se o vencimento de presidente de autarquia dá para pagar a viagem de volta...")

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

quarta-feira, março 15, 2006

Djavan - Se
by Djavan

Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim
Deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim
Pode ser
Se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um se...

Eu levo a sério mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não.

(letra retirada do site http://vagalume.uol.com.br)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

sexta-feira, março 10, 2006

Bloco de Esquerda com dilema

Após o sucesso do filme Brokeback Mountain, de Ang Lee, que aborda um caso homossexual entre dois cowboy's, o Bloco de Esquerda teme que, na sua vertente de cowboy texano, George W. Bush deixe escapar o seu lado gay.
Ana Drago terá até desabafado: " - Deus nos livre e guarde de tal abominação ao bom e velho mundo da homossexualidade!"

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Tomada de posse de Cavaco Silva

Ao ser cumprimentado por Ribeiro e Castro, Cavaco Silva perguntou-se:
" - Quem é este cidadão?!"

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Cabeça pesada

Já repararam que Mário Soares abandonou a cerimónia de tomada de posse de Cavaco Silva como novo presidente da Républica?

Parece que foi a unica cerimónia em muitos anos em que não conseguiu adormecer...

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
"Relatório americano sobre direitos humanos critica situação das prisões em Portugal"
in Publico Online


Hum, interessante! Vindo este relatório de um país que mantém uma prisão em Guantanamo para os prisioneiros da guerra ao terrorismo, e que mostrou ao mundo como os soldados tratavam os prisioneiros iraquianos em Abu-Gharib, mostra um total e agradável sentido de humor.
Será que eles mencionam isso também no relatório?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Pedagogia

Portugal tem um problema, entre muitos, gravíssimo: a pedagogia (ou falta dela). O sinal mais evidente é nos aumentos de impostos, e explico porquê:
- Os sucessivos governos deitam dinheiro fora a alimentar bolsos das suas cores partidárias, fazem negócios ruinosos, fazem reformas milionárias de vários sistemas a cada legislatura deitando milhares de milhões para o lixo. Em vez de corrigir esse problema, julgar e admoestar de forma pesada os culpados, impedir que isto volte a acontecer, faz-se o mais óbvio: aumentam-se os impostos para que todos paguem o erro que alguns fizeram;
- Há fraudes fiscais, milhões a serem roubados, seja ao trabalhador nas horas extraordinárias, nos subsidios refeição, nas facturas não passadas, impostos a não serem pagos, e falta dinheiro e excede-se o défice. Solução? Aumentar os impostos porque quem paga certo, a tempo e horas tem que corrigir o que os outros não pagam;
- Há serviços de saude que não são prestados mas sempre se fala de falsas urgências. Para não haver trabalho em explicar o que é uma falsa urgência, aumentam-se as taxas de utilização das urgências para que as pessoas pensem na carteira antes de ir ao hospital por qualquer mal estar... que pode valer a morte;
- No ensino superior aumentam-se os valores de frequencia - propina - para que quem entra na universidade pense bem se quer pagar todos os anos para ir para o desemprego. O ideal seria haver, ao longo do ensino pré-universitário, um encaminhamento dos alunos com capacidades e vocação para uma carreira superior, e os restantes para uma carreira técnica. Como não há técnicos em Portugal, e só quem frequenta o Superior é que pode ser alguém, mesmo no desemprego, começa-se a casa pelo telhado.

Pensa-se sempre em penalizar pelo bolso porque, sendo a população portuguesa de uma falta gritante de inteligência, esperteza, ou animalmente comparando, burros que nem uma porta, a melhor maneira de - pensa quem manda - cumprir as leis e as normas é fazendo pagar. Mesmo que não se explique bem porquê e para quê.

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

terça-feira, março 07, 2006

Televis(solid)ão

Madrugada. Não consigo dormir nem em frente da televisão, a poção mágica de milhões de almas no mundo, que a utilizam somente para que Morpheu, deus do sono, os venha embalar. Insónia já é frequente; as horas seguidas a pensar em nada e em muita coisa - oscilação do espectro de branco cinzentos preto, cores - são muitas e impossiveis de contabilizar. Possiveis mas sem qualquer interesse.
Nem sei o que está a dar, se estou a ver um filme por mim escolhido, algum dos canais a debitar informação que não interessa a vivalma, ou as televendas. Penso. Só. No silêncio do sono alheio da casa. Que também dorme, mesmo que a mantenha ténuemente acordada pelas luzes, pela corrente electrica a passar e pulsar nas paredes.
A vida - minha, de quem gosto - os problemas mais ou menos dificeis - meus, de quem gosto - o dinheiro que escorre qual caudal inesgotante de fluido... a falta de presença - minha, de quem gosto - a gritante e exasperante maré ininterrupta de sequencias interminaveis de.
Silêncio.
É o que escrevo. Pois quando não escrevo o nada não está presente, está apenas o passado a delinear a acção. Que está presente, que será futura. Se nada for alterado. Mas o nada está na minha cabeça, nas mãos infelizes que não choram palavras e carecem de incentivo. E de brilhantismo, e de um berro - um simples e gutural berro - para acordar.
Para aquecer, porque estão sempre geladas...

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

quinta-feira, março 02, 2006

Numa altura em que a gripe das aves está na berra, aconselho uma visita demorada a este blog:

http://frangosparafora.blogspot.com/

De humor refinado, actualizado, critico e com um nadinha, quanto baste, de vernáculo. Já não lia nada tão delicioso à muito tempo, e pude dar comigo a rir, sozinho, à gargalhada.
Alguns de vós devem ter recebido por mail a indicação para este blog num post sobre o concurso "A Herança", da RTP. Guardem uma boa meia hora e vão lendo os posts, penso que vai ser do agrado da maioria.
Quanto a mim as ideias de escrita que tinha inicialmente ficam na gaveta. É sempre bom terminar o dia (noite) com um sorriso e boa disposição, ao contrário do que vem sendo normal.

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

quarta-feira, março 01, 2006

VOCÊ É FLORES

Você é uma pessoa que aprecia as coisas simples e da vida e à qual agradam os pequenos pormenores do quotidiano de uma relação. É alguém delicado, atencioso e descomplicado.

Dá para reparar que não tenho tido muito que pensar para escrever...?!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

"Você é "Come On Eileen" dos Dexy's Midnight Runners (1982):

Você é viciado em diversão com os seus amigalhaços. Gosta de fazer disparates, sobretudo se desafiado com argumentos do género “aposto que não és capaz”."
Fixe!!!
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
"Você é "Groove Is In The Heart" dos Dee-Lite (1990):

Você gosta de se divertir e de conviver, mas mantendo-se sempre uma pose cool. Apesar de à primeira vista não parecer, é um romântico incurável e deixa-se levar pelas suas emoções mais do que pelo seu lado racional."

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

"Você é uma cara-metade Surpreendente:
Você é uma verdadeira caixinha de surpresas. A sua cara-metade nunca sabe muito bem o que esperar de si – com tudo de bom e de mau que isso tem. A sua relação não tem rotina."
... ou não...
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
"Os seus beijos causam taquicardia, mas da boa. São momentos inesquecíveis e arrebatadores."
Quem acredita nestes testes?!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt