sábado, março 17, 2007

Uma semana...

No espaço de uma semana a minha vida mudou completamente. Já sabia à quase nove meses que assim seria, no entanto à uma semana atrás foi a conclusão de um ciclo e o começo de um outro. O facto de ter um filho, uma frágil criança completamente dependente dos pais, altera, indelevelmente, o vivenciar de qualquer um.
Já todos que me conhecem viram que sou babadão, acho que isso não é nenhuma novidade: durante os meses de gestação só começamos a sentir a barriga a mexer a partir do quinto mês; anseei, muitas vezes impotente por não poder ajudar nas dores, nos enjôos, no mal estar, na dificuldade de mobilidade, ter aquela criança nos braços; vê-la logo a seguir ao parto e estar com ela logo após ser limpa por uma enfermeira e vista por um médico é uma situação inexplicavel! Falar, vê-la a mexer-se, pegar-lhe, tocar-lhe... é algo emocionante, mais do que emocionante.
Passo horas a olhar para a Luna, desta vez a minha filha e não o satélite natural como antigamente. Tento decorar cada reacção, cada gesto, cada som. A cada dia ela aprende algo novo; a cada dia os carinhos para não chorar, para se distrair, são diferentes. A cada dia a saúde dela está em contacto com o mundo agreste e não protegido na bolha fabulosa que é a barriga da mãe. E a cada dia percebemos o porquê da imperfeição do criador, seja ele qual for, acreditemos ou não, em não providenciar um livro de instrucções.
Sou babado, confesso. Continuarei a ser, a cada vez que olho para a Luna e lhe pego ao colo. Para mim é uma pequena deusa, o nosso satélite natural.

Curioso: Luna não é um nome vulgar. De certa forma foi por inflência minha que o escolhemos, mesmo antes dela estar sequer pensada. A ter uma filha chamar-se-ia Luna. Porque é um nome bonito; porque homenageia a Lua, porque é o nome de um dos livros - fabulosos - de Isabel Allende ("Eva Luna"). A curiosidade surge quando a registamos hoje. Estava lá um casal a registar a filha. Nome da menina: Luna...
Abençoada pelos deuses, não?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: