Nos ultimos tempos tenho tido oportunidade de ver em televisão muitas coisas que antes não veria; ao trabalhar num café em Coimbra, tenho contacto com multiplas pessoas, e a possibilidade de observar e ouvir opiniões variadas. Em termos televisivos posso assistir a relances tão (ou não) convidativos como os programas Batanetes, Morangos com Açucar, Baia das Mulheres, Jornal Nacional - estes da TVI; alguns programas de desporto nos canais do cabo, os resumos dos jogos olimpicos, jogos de pré-época, e até o Consultório Sentimental do canal 17 da TV Cabo.
Gostaria de tecer algumas considerações, que passo a transcrever:
- Hoje, no diário Olímpico, um jornalista entrevistou alguns gregos porque eles, impulsionados pela impressionante demonstração de patriotismo portuguesa, também decidiram colocar bandeiras nacionais (da Grécia, para os mais estupidos) nas janelas e locais visiveis. Por entre a simpatia dos gregos, continuava o jornalista, quando sabiam que estavam a falar com portugueses não se dirigiam com as palavras em grego para cumprimentar, mas diziam "Charisteas", que foi o sacan... quero dizer, filho da puta, que marcou o golo a Portugal na final do Euro 2004. Perante tão grande demonstração de sentido de humor grego proponho que comecemos a apoiar a entrada da Turquia na UE. Não é que esteja de acordo, nem sou vingativo, mas o sentido de humor paga-se com sentido de humor... negro! Temos sempre outras opções, como poluir as praias deles, ir para lá causar incêndios florestais, conduzir embriagados e provocar acidentes mortais nas estradas, coisas nunca vistas na Grécia. Ah, podemos enviar uma carta para a Al-Qaida, ao cuidado do Exmº Sr. Bin Laden, com o seguinte titulo: "Tipo, não se estão a esquecer de nada?!", ou talvez "As Olimpiadas, men!", ou mesmo "Platão, Aristóteles, Sófocles e outros pensadores gregos divertem-se no além a sodomizar à força o profeta Maomé e até Alá, que já está que nem pode...".
- Os "Malucos do Riso" é um programa do mais pobre em termos humoristicos que já existiu, no entanto talvez Salazar ainda conseguisse achar graça àqueles chistes do tempo da sua infância. A resposta da TVI não se fez esperar e decidiram-se pelos "Batanetes". A graça é muito menor, e podemos chorar piedosamente por vermos a descer tão baixo actores como Victor de Sousa, Rita Ribeiro, ou gajas boas com Inês Castelo Branco a fazer um papel ridiculo que ela ainda ridiculariza mais por achar que humor é palhaçada - nem sempre, querida! É pena que actores tão bons tenham que comer merda para poderem ganhar o seu ganha pão;
- no outro dia no Jornal Nacional deram uma notícia de um estudo estrangeiro em como eramos o país que tinha os salarios mais baixos. Não era preciso o estudo para sabermos isso. A verdade, como à pouco tempo li num jornal, é que a maioria do trabalho em Portugal é de mão de obra não qualificada, algo que em muitos países da Europa seria inconcebivel acontecer porque eles procuram pessoas qualificadas; consequentemente os qualificados são mais caros, logo a mão de obra - e os salários - são mais altos. Mas vendo isto por outro lado: já pararam um pouco para pensar quanto gastavam num café, numa imperial, numa caixa de flocos, num gelado da Olá à, digamos, 4 anos? O preço não estava quase a metade? Conclusão: não só temos os salários mais baixos como o nosso nível de vida é dos mais altos, em que a maioria dos preços dispararam para O DOBRO com a entrada do euro. Reparem no próximo aumento que sofrer um bem de consumo... normalmente com o escudo aumentava 5 escudos; agora se aumentar 5 centimos é uma sorte! O mais provável é aumentar 10 centimos (ou seja, 20 escudos na moeda antiga...);
- Para terminar, e isto é uma reflexão que nada tem a ver com o trabalho demonstrado ou a demonstrar pela pessoa, nem tem a ver com aquilo que eu penso da pessoa em questão: é tão estranho ver Pedro Santana Lopes a falar na TV, e aparecer "Primeiro Ministro"... ainda à uns anos andava ele quase à porrada com o Pôncio Monteiro nos écrãs da SIC... ainda à uns anos apareceu ele de lenço vermelho, qual Rambo, na capa de uma revista cor de rosa... - é mesmo estranho vê-lo nessa função!
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário