quinta-feira, agosto 05, 2004

SE FOSSE DO PS APOIARIA O MANUEL ALEGRE...

Não se trata de brincadeira, é convicção mesmo: tenho um tacto especial para causas perdidas! Chego a ter pena desse grande homem, poeta, escritor, e segundo o que já ouvi de pessoas que lidaram com ele proximamente (ainda por cima para falar com ele de causas nobres) ele mostrou-se simpático e prestável... ou não. Desde o "força, força companheiro Vasco", lema de Vasco Gonçalves, não temos possibilidade de ter um candidato a primeiro ministro rude, viril e antipático. Escritores não tivemos muitos, sendo que todos os políticos que escreveram livros nunca almejaram um grande cargo. Ok, Santana Lopes escreveu um livro mas ele não conta, afinal quem ganhou as eleições foi o Durão Barroso.
Se eu tivesse chegado agora a Portugal vindo do estrangeiro também ficaria do lado de Manuel Alegre. Senão vejamos: ele tem um ar fatigado, senhor de mil lutas; é o político mais parecido com o Pai Natal (a seguir ao Pacheco Pereira, mas esse é um Pai Natal menos simpático); e parece que quando se filiou num partido se enganou na sede e entrou na do PS em vez da do PCP! Denota-se na sua forma de estar na política alguma semelhança com Santana Lopes: não se cala, mesmo que seja para dizer baboseiras, o que é comum. Alie-se isso ao Paulo Portas de boina a passear nos mercados - esperando-se que ele não mostre o seu lado de marinheiro ao usar a boina da Marinha... - e o excelente nível do Carvalhas para discursos, e temos uma campanha eleitoral em grande! Ah, não esquecer do novo partido: Nova Democracia, um partido de direita que espera ser popular, que o diga o outro Manuel: mais um profissional dos mercados do peixe!
Para completar o circo faltaria lá o João Soares e os seus capangas angolanos, mas só um pode ser líder de Partido... quando é que essa malta toda se reforma e se torna a política numa profissão digna? Já tiveram os seus 8 anitos no Parlamento, estão bem bronzeados do sol e praias fantasma, estão cheios de doenças desses oito fatigantes anos... REFORMEM-SE, CAMBADA DE VELHADAS!
E ainda criticam o PCP por não se renovar! Cheiro a mofo, chiça!
Mas também quem sobra? António José Seguro no PS: político carreirista, nunca fez nada na vida sem ser politico (ou politiquices)... nem sequer pedofilia! Gonçalo Capitão no PSD... que dizer? Ao menos podia tirar um curso de teatro porque defender coisas em que não se acredita só porque não se está no sistema! (estou-me a lembrar do debate sobre o ensino superior em que todos - TODOS - aqueles presidentes de Associações Académicas, que ele e outros tentam chamar de burros e veteranorum lhe passaram a perna e deram uma aula de boa argumentação, boa preparação e "ganharam" o combate... até o Vitor Hugo Salgado!!!); o Bernardin(h)o Soares, que aparece de vez em quando com um ar mais "cool", sem gravata, à brloquista... porém olhando bem para ele consegue-se ver a imagem do Jerónimo de Sousa a dançar... quem sobra? Garcia Pereira continuará no seu frasco de formol até aos 150 (mil) anos... e no Bloco? Acho que quem está lá até se tem defendido bem; sinceramente da classe política até considero como menos maus... para falar a verdade até espero que lá fiquem muito tempo porque os militantes que tenho visto do Bloco deitam qualquer classe abaixo: são demagógicos, não aceitam as opiniões dos outros, aparecem como maltrapilhos junto dos outros mas têm grande sustento, não abdicam dos seus prazeres mas obrigam os outros a abdicar, querem obrigar os outros à sua forma de (não) pensar e de (re)agir... enfim...
Felizmente vivemos em democracia... será?

Bem, já estou a ver os processos por difamação. O que preciso fazer para alguém me dizer que não tenho personalidade jurídica?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: