quinta-feira, agosto 31, 2006

Gnarles Barkley - Crazy

A musica do momento, na minha modesta opinião.
(E também para que o poema do Bocage ficasse mais na sombra, digamos...)

Como a Luísa não foi capaz...

Reproduzo aqui o poema "A água", de Manuel Maria Barbosa du Bocage.




Devo avisar os mais sensiveis que este poema contém
linguagem pouco própria a crianças,
grávidas, lactantes,
condutores de autocarros e espécies autoctones.

"A Água"

Meus senhores eu sou a água
que lava a cara, que lava os olhos
que lava a rata e os entrefolhos
que lava a nabiça e os agriões
que lava a piça e os colhões
que lava as damas e o que está vago
pois lava as mamas e por onde cago.


Meus senhores aqui está a água
que rega a salsa e o rabanete
que lava a língua a quem faz minete
que lava o chibo mesmo da raspa
tira o cheiro a bacalhau rasca
que bebe o homem, que bebe o cão
que lava a cona e o berbigão.


Meus senhores aqui está a água
que lava os olhos e os grelinhos
que lava a cona e os paninhos
que lava o sangue das grandes lutas
que lava sérias e lava putas
apaga o lume e o borralho
e que lava as guelras ao caralho


Meus senhores aqui está a água
que rega rosas e manjericos
que lava o bidé, que lava penicos
tira mau cheiro das algibeiras
dá de beber ás fressureiras
lava a tromba a qualquer fantoche e
lava a boca depois de um broche.


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

domingo, agosto 27, 2006

Liga BWin 2006/2007

A Liga Portuguesa de futebol recomeçou este fim de semana, depois da ressaca do Campeonato do Mundo na Alemanha. Estranho é que no ano em que a liga reduziu o numero de clubes em competição, é quando há mais clubes a garantir que eles é que pertencem ao primeiro escalão. Belenenses, Gil Vicente e Leixões clamam junto da opinião publica e tribunais o acesso (que eles acham merecido) a disputar a primeira liga de futebol.
Analisando bem:
- Gil Vicente safou-se da descida, ficou no penultimo lugar que garantia a permanência. Porém utilizou um jogador que estava mal inscrito, por ser amador e ter assinado um contrato de profissional. Permitiram que o campeonato terminasse porque hábilmente recorreram ao tribunal de trabalho para garantir uma providência cautelar que lhes permitisse usar o jogador. Provou-se no final que a inscrição seria inválida.
- Belenenses desceu de divisão na ultima jornada quando nada fazia prever. Como é lógico, e provando-se que o Gil Vicente utilizou um jogador indevidamente e perdendo pontos, trocaria com o Belenenses neste aspecto ficando o clube de Lisboa com acesso à 1ª Liga. Mesmo assim mantiveram-se no silêncio à espera que a decisão mais lógica surgisse;
- Leixões ficou no 3º lugar da 2ª Liga, onde só são promovidos dois clubes. A ideia é... bem, acho que não há ideia, é atirar o barro à parede e ver se cola. Com esta brincadeira, e por ironia do destino - porque o primeiro jogo da 2ª Liga era com o Gil Vicente... - os jogos destas 3 equipas foram suspensos e todos a reclamar a razão.

Da minha parte, e sem querer alongar-me mais sobre esta porcaria, mantenho a preferência clubistica, já conhecida de muitos: a Briosa! Dificilmente ganhará o campeonato e vai lutar pela manutenção até aos ultimos minutos, mas sempre que se ama sofre-se!
Não?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

quinta-feira, agosto 17, 2006

Pequenos pormenores...
"Voo entre Londres e Washington foi escoltado até Boston"
in Publico.pt


Depois de no inicio desta semana ter havido uma operação de segurança que impediu uma presumivel operação terrorista, hoje um avião foi escoltado por aviões de guerra por causa de um incidente a bordo. Não consigo impedir de citar a noticia do Publico por esta ser, sem sombra de duvidas, o melhor trecho humoristico que há memória em época de férias:
"Vários média norte-americanos e britânicos avançaram que a passageira em causa tinha em sua posse vaselina, uma chave de fendas, fósforos e notas escritas sobre a Al-Qaeda, mas um agente policial que seguia no mesmo voo afirma que a mulher teve apenas um ataque de pânico."
Assim ficamos a saber que certas pessoas têm que ter cuidado ao viajar de avião: terroristas, pessoas com lábios secos ou sodomitas, mecânicos e fumadores sem isqueiro. Ah, e jornalistas ou árabes também.
É a grande diferença entre um ataque de pânico e o mundo aterrorizado.


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

segunda-feira, agosto 14, 2006

Semanada
(ou a ausência inconformada de um participante na blogosfera)

Durante a semana tenho visitado este douto espaço para consultar os meus links em busca de novidades. Uma leitura rápida pelos sites de jornais e esgota-se o tempo que dou a mim como disponivel para um pequeno surf pela web.
Porém no final de uma semana (9 dias para ser mais exacto) dei por mim com aquela sensação de prisão de ventre mental, frequente para quem tem ideias de merda mas que não as explana no imaculado papel higiénico virtual. Assim executei um clister mental, li umas noticias e aproveitei no dia de hoje para discorrer as minhas visceras na actualidade.
Após esta descrição acutilante aguardo com ternura que haja ainda alguma fome da parte do estimado leitor para se alimentar com o resultado que se encontra abaixo inserido.
Da minha parte, e por hoje, assumi um compromisso com o vale dos lençóis; isto já dará que pensar por umas horas e, amanhã, voltarei com - espero - mais tempo para um contacto salutar com a world wide web dos conteudos.
Je vous en prie!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Terrorismo (consumista) psicológico

Este ultimo alerta de possivel ataque terrorista apanhou-me desprevenido. E, se as informações estiverem correctas, terá também apanhado desprevenidos os vários grupos terroristas que teriam como missão explodir vários aviões comerciais.
Mas a minha "desprevenção" deve-se a um ponto muito simples... ou talvez dois:
- Quem são estes terroristas que não se vêem a cara, mas que terão sido presos preventivamente na Grã-Bretanha, Espanha e Itália?
- Onde estão os possiveis explosivos, ou os ingredientes de mistura para os fazer durante o vôo?

É que até agora vi na tv muita gente a deitar em caixotes enormes, num qualquer aeroporto americano, batons, garrafas de água e de sumo, cosméticos, embalagens de medicamentos e utensílios que são de uso comum a quem viaja e que só ao Macgyver dariam jeito para sair de uma enrascada... Ok, isso ajuda ao aumento de consumo, logo aumento do PIB, logo mais dinheiro a circular, logo mais impostos pagos, logo mais dinheiro disponivel para combater terroristas que ameaçam destruir vários aviões comerciais com produtos simples caseiros...
No entanto no Telejornal da RTP menciona-se que, somente com água oxigenada e lixivia se pode produzir um artefacto com potência suficiente para deitar um avião abaixo. A partir deste ponto dei logo razão à precaução de segurança! Afinal o que não falta é pessoal com medo de voar, logo roi as unhas e arranca o couro cabeludo, logo provoca feridas - tratadas para a água oxigenada. Durante o vôo há probabilidade de se ficar borrado de medo, logo lixivia para lavar as cuecas na casa de banho.
A mistura destes dois componentes e a recepção de uma mensagem no telemóvel e BUM!
Parabéns pela astúcia, e obrigado pelos congestionamentos nos aeroportos. Afinal o que são umas horas a mais ou o despojar de todas as fraldas, mamadeiras, produtos de higiene, beleza, meios para fugir à sede?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Praia no calor

Nem todos os portugueses optam pela praia nesta altura. Uns preferem a pacatez do campo, a frescura e o repouso de uma floresta!
À saída aproveitam para deixar uns sinais luminosos nocturnos, até que pela noite é mais dificil encontrar o caminho de volta...

(Enviamos tropas para o Iraque, para o Afeganistão, GNR para Timor e já nos oferecemos para cooperar na força de intervenção no Libano... para quando um reforço militar nas florestas nacionais?)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Ignição

Nesta ultima semana, segundo o ministro António Costa, houve mais ignições do que nos ultimos anos na mesma altura. Refere-se, concretamente, a incêndios provocados, seja de que forma. Admite também que a prevenção não resultou tão bem quanto pensaria.
Para mim a prevenção nunca é demais, porém penso - mas isto sou eu! - que a prevenção não tem época, é para ser mantida o máximo de tempo possivel e reforçada no periodo seguinte, tentando cobrir as falhas da anterior e aprendendo novos métodos de prevenção.
Um dos métodos que falhou foi o divino: a não convocação das entidades religiosas para rezar à sua maneira pela nossa floresta.
Entretanto as bandeiras nacionais continuam, alegremente, a ser alimentadas pelo intenso vento (que também embala as chamas)!

Não há no ar um leve aroma a lareira?!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Chá das 5

Tendo em conta que Israel é um país de tradições, fico comovido como eles levam à letra todas as suas tradições. O exército é uma máquina, logo não descansa enquanto não cumpre o objectivo até novas ordens; a tecnocracia mantém-se e a máquina governativa - estado - mantém a semana, fim de semana no caso, inviolável, deixando para segunda feira assuntos menos importantes.
Afinal quem é que no sábado está disponivel para ratificar uma moção das Nações Unidas para um cessar fogo?
(Se em Portugal se respeita com tanto fervor a páscoa, em Israel não se poderia ficar atrás...)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt
Israel - Libano

Uma coisa que me faz alguma espécie é que países como a Turquia ou Israel entrem em competições europeias desportivas e outros, género Siria ou Jordânia, que fazem fronteira com Israel, não o façam. Penso que o problema não seja só uma questão geográfica mas também bom senso: afinal não estou a ver Israel entrar em competições desportivas no Médio Oriente e Ásia. Além disso a cruz de David ajuda no treino de muitos desportistas no Libano e Palestina, principalmente em corridas de obstáculos, maratona, triatlo, pentatlo e heptatlo e tiro ao alvo.

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

sexta-feira, agosto 04, 2006

Já voltei (voltámos)!...

Desde segunda feira que voltei à tradicional vidinha trabalhadeira, e tal - vá, pode ler-se segunda à noite, não é preciso tanto rigor... - mas ainda não compus uma singela dose de escrita explicativa dos inicialmente 4, prolongados para 5, dias de férias. É que só uma dose é pouco, e terá que ser acompanhado das ditas provas do crime - as fotos - que delimitam a fronteira entre o real, o imaginário e o humanamente possivel. Assim ficam alguns tópicos:
- Voltas de Sines;
- Praia de S. Torpes;
- Parque de caravanas de Porto Covo;
- Vaqueiro liquida;
- Frescos e Cia;
- Supermercados;
- Paisagens;
- o sempre eterno José Cid (para quando elevado à categoria de Deus?!)
- Musicas do Tom Sawyer, Cidades do Ouro, Joane e o Amendoim Saltitante e Jaimão;
- Jack Johnson;
- O monstro das bolachas;
- Tits Ahoy
- Monsaraz e Grão Vasco e Martini e Imperial e Bohémia;
- A menina do supermercado do parque da Zambujeira;
- Um biólogo, um geólogo, um quase jornalista e um quase engenheiro mecânico numa autocaravana rumo ao sul...
Haveria muito mais a apontar como tópico mas não temos tempo.
No próximo talvez!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt