sexta-feira, junho 11, 2004

Serà demais pedir a taça?!

Eu acho que é. Estou muito confiante na participaçao de Portugal no Euro, mas acho que nao somos, nem de longe nem de perto, favoritos. Isso é o que dizem os outros so para tirarem a responsabilidade das suas costas e por nas dos outros. Nao estou a diminuir o valor de Portugal, e acho que podemos ser campeoes, e é uma coisa que devemos sonhar e pedir aos jogadores e equipa técnica, mas com os pés bem assentes no chao. Dificil é estar la, e foi muito mais dificil desta vez estar no Euro porque tivemos de construir estadios, organizar clubes, pessoas, mentalidades. Até à quinze dias ainda se dizia que Portugal nao estava preparado, que havia falhas de segurança, de salarios, de coisa que o valha. Mas as nossas caracteristicas fazem-nos ser os piores criticos de nos mesmos, mas juntarmos as vozes para nos superarmos. E fazemos as coisas com sucesso, mesmo quando todos dizem à tres ou quatro meses que o Euro tem tudo para ter sucesso, nos ainda estamos a olhar para aquele pedaço de escada junto ao estadio que esta sujo à meses, e por isso os estrangeiros vao achar que somos feios, porcos e maus.
Exigir à selecçao a taça é, acima de tudo, estar os 90 minutos a apoiar. Saudar pela vitoria, e ser o ombro de conforto na derrota. Sem o publico eles sao nada, e se perdermos um jogo vamos chorar mas temos de sorrir quando os jogadores sairem tristes, e temos de erguê-los para o proximo desafio. Pelo menos na primeira fase.
é preciso acreditar. Eu acredito. Por isso nao é demais pedir a taçao. Por isso é necessario mostrar tudo o que temos da nossa naçao a dizer que a amamos, sejam cachecois ou bandeiras, de clubes, nacionais, tudo.
Desfraldem-se as bandeiras, pintem-se de verde e vermelho, mascarem-se de esfera armilar...
Amanha estarei em Créteil a ver o jogo na base de loisirs, onde vai decorrer no domingo a festa dos Santos Populares da Radio Alfa. Com o belo cachecol da Académica, que é tudo quanto tenho para demonstrar o orgulho que tenho da minha naçao, da minha selecçao. E espero festejar!
Ja começamos com uma vitoria que foi levar à realidade este europeu, construindo e reconstruindo 10 estadios, gastando uma pipa de massa e dando o nosso melhor. A segunda vitoria podera ser amanha - eu estou confiante nisso!
VIVA PORTUGAL!!!
Um abraço,
Paulo Aroso Campos
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: