quinta-feira, abril 20, 2006



150 edições do jornal universitário A Cabra

A Cabra está de parabéns. Soube evoluir com o tempo, soube organizar-se dentro da Associação Académica de Coimbra, ter o seu espaço e a sua margem de manobra. Neste momento é formada por muitos estudantes de jornalismo, cada vez mais, e, como sempre foi, por outros estudantes e colaboradores que têm o "bichinho" da investigação, reportagem, escrita, fotografia.
Quando entrei na universidade, em 1996, o jornal A Cabra lutava para se impôr. A sua periodicidade estava praticamente assegurada mas a colaboração nem sempre era igual e a escrita nem sempre imparcial. Muitas vezes foi feita a voz do estudante nas páginas das várias edições, se bem que de um modo não muito contundente, mas não havia imparcialidade. Neste momento acho que é um orgulho para os profissionais da comunicação, para a universidade, para a AAC e para a cidade de Coimbra que os membros que quinzenalmente produzem o jornal consigam ser imparciais - mesmo quando não o querem - e conseguem produzir um trabalho de grande qualidade, visto dessa forma por pessoas da área.
Acho que é um grande elogio para todos quantos colaboram. Acho também que todas as provocações de dentro da academia, de que o jornal devia ser uma voz contra o reitor, contra o governo e contra tudo e todos são de certa forma vistas como um elogio, um orgulho de sorriso nos lábios, de missão cumprida por serem superiores e conseguirem dar uma visão justa e imparcial dos problemas e passarem por cima da opinião pessoal e própria de quem escreve.
A todos os membros que colaboram para o jornal A Cabra o meu singelo agradecimento por manterem a fasquia tão alta, por acompanharem todos os que fazem da universidade a sua vida e por fazerem esse trabalho com tão grande satisfação e prazer.
Parabéns!


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: