quinta-feira, setembro 29, 2005

Instituto de engenharia do Porto cria fundo para ajudar alunos a pagar propinas


Na Universidade de Coimbra foi criado um fundo de apoio ao estudante, em reunião de Senado (as mesmas reuniões que eram boicotadas por estudantes, e em que os Professores Doutores fizeram panelinha para os alunos pagarem a propina máxima) de Novembro de 2004. Esse fundo, gerido pelos Serviços de Acção Social por já terem experiência no caso das Bolsas de Estudo, tinha prazo de candidaturas até 10 de Março. Posteriormente esse prazo foi alargado porque, segundo funcionários dos SASUC, tinham havido poucas candidaturas.
O apoio apresentado é de cerca de 400 € e serve para apoiar os estudantes carenciados nas várias despesas que têm; foi introduzido tendo em vista o ano lectivo 2004/2005.
Estamos quase em outubro, o ano lectivo 2005/2006 está a começar; quem não tiver as propinas pagas não se pode matricular. O Fundo de Apoio ainda não divulgou as listas dos estudantes que recebem apoio e essas listas, segundo funcionários, só sairão durante o mês de outubro. Em desabafo a funcionária referiu não haver dinheiro...
Afinal para que serve o dinheiro das propinas e as promessas de apoios? Poderei pagar as minhas propinas alegando que, realmente, terei dinheiro para pagar mas neste momento não está disponível? Acho que não, que me mandam dar uma volta, ou pior, me cobram juros pelas minhas dívidas e acrescentam uma multa por não me ter matriculado no prazo.
Assim dá para perceber o porquê do Reitor ter perdido o epíteto de "Magnífico"!
(Chamar de Magnifico o Reitor é uma questão de tradição e praxe, e quando alguém tem esse cargo não pode ceder a pressões sejam elas quais forem. É como o presidente do Supremo Tribunal, Presidente da Republica, Primeiro Ministro e todas as profissões de responsabilidade. Quando ele cede a "panelinhas" de pessoas importantes dentro da universidade, tal titulo perde o valor e a tradição não se mantém.)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: