terça-feira, fevereiro 14, 2006

"Je suis un étranger parmi les étrangers"
("sinto-me um estrangeiro entre os estrangeiros", Xavier, personagem do filme Residência Espanhola[L'Auberge Espagnole] )

É uma das ultimas cenas do filme, recentemente transmitido na RTP, canal 1, e que possivelmente muita gente não lhe dá o devido significado. Tal como somente o combatente dará significado a uma cena pura e dura de guerra ou uma mãe dará significado a uma cena real de um parto. Porém o que se vê naquela imagem é um comentário posterior do personagem enquanto ele anda sem rumo, a chorar, pelas ruas. Nada muito dramático, comparando com os exemplos que dei. No entanto quem esteve integrado no programa Erasmus deverá sentir-se reconhecido por este filme. Em todas as cenas são explicitos todos os momentos vividos, de várias formas, para quem embarca numa dessas aventuras.
Não é necessário que seja igual, porque cada experiencia é unica e, como todas e para toda a gente, é vivida intensamente. Cada periodo de alegria, de tristeza, de solidão, de carinho, de reconhecimento, de loucura, de bebedeira, de amizade, de camaradagem, de conhecimento. Nada, digo eu, se compara a uma aventura por alguns meses no estrangeiro.
Porque quando se retorna à patria natal somos estrangeiros. E quem vemos nas ruas são estrangeiros. E mesmo quem estava habituado a ouvir, nas ruas, outro idioma que não o português, sente estranheza por só ouvir falar português... mas sente-se quase em casa quando reconhece um idioma estrangeiro.
Por isso que faz tanto sentido a frase, que me ficará sempre presente no idioma de origem:
"Je suis un étranger parmi les étrangers"...

P.S.- Como a maioria dos meus leitores deve saber, estive em Erasmus em Paris de março a final de junho de 2004. Alojado na Cité Internationale Universitaire de Paris - CIUP, station RER B Cité Universitaire - na residência des arts et métiers (ENSAM), e a estudar na École Nationale Supérieur des Arts et Métiers(ENSAM), Boulevard de L'Hôpital (metro Place d'Italie). Seminário em Aerodinâmica, coordenado pelo professor Smaïne Kouidri.

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: