sexta-feira, setembro 22, 2006

Palestina é Arábia?

Há um pormenor, ou caracteristica, como preferirem chamar, nos palestinianos que eu acho graça - ou piada, se assim preferirem - que é o seu acentuado sentido de humor, com laivos irónicos. Curiosidade que se estende à maioria dos países árabes do médio oriente. Se nesses até que se compreende, em parte, esta posição, pois têm reservas de petróleo muito importantes, logo poder, nos palestinianos isso não acontece e torna-se hilariante - talvez estupido para alguns - que eles insistam nesse ponto.
A que me refiro? A (não) existência do estado de Israel, ao (não) reconhecimento do estado vizinho. Por um lado facilita bastante as coisas porque em Gaza e Hebron palestinianos são mortos por entidades que não existem mas que estão bem armadas e que os vigiam por todo o lado - o que explicará o porquê destes serem tão religiosos.
Quando um estado eleito democráticamente em eleições ditas, pela comunidade internacional, como sendo livres refere que nunca reconhecerá o vizinho nem os seus direitos, cai na imbecilidade de não ter qualquer tipo de credibilidade, não só para o vizinho que de vez em quando deixa umas bombas no jardim, nem para os demais parceiros internacionais.
Se isto não é uma demonstração de puro humor britânico, então não percebo porque o fazem!

(tal como o governo libanês permitir que uma parte do seu território não seja seu mas de uma milícia terrorista... (!)... pensando bem também temos a Região Autónoma da Madeira...)


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: