sexta-feira, março 12, 2004

"... queria dedicar esta musica ao meu sogro, também conhecido por Zé do Pau, à minha esposa, também conhecida pela Morcega..."
Extracto da Rubrica de Discos Pedidos, Radio Alpha, Paris.

PARIS A CIDADE TIPO E TAL E NAO SEI QUÊ...

Paris tem muita gente, muita gente e toda diferente. é um bocado como muitos homens regisconta, mas tambem no feminino; gente maluca também hà e em barda, que é o mesmo que dizer "estes franceses são doidos". No entanto é uma cidade interessante para se viver, como acho que todas as grandes cidades o são.
Tenho a sorte de viver relativamente perto do centro da cidade, ou melhor, nao viver muito na periferia. A Cité Universitaire, onde resido na residência universitaria da Universidade que me acolhe, é um local fantastico, sendo um terreno de 40 hectares onde foram implantados diversos edificios (a maioria com forma de palacete antigo) desde 1920, mais coisa menos coisa; quase todas as residências sao internacionais, excepto onde eu estou, que tambem tem franceses. Assim temos, das que me lembro, as residências de: Brasil, Portugal, Noruega, Tunisia, Suécia, Japao, Cambodja, Libano, EUA, Suiça, Argentina... e mais algumas, bem como algumas fundaçoes, como a franco-alemã, e outras com nomes de pessoas.
Para ir para a Universidade basta-me apanhar o RER B; que é uma especie de comboio suburbano, e que ha pelo menos uns 5 deste tipo, sendo que passam comboios destes de um lado e outro com uma periodicidade de cerca de 7 minutos; entro na Cité, saio na seguinte (Denfert Rochereau) onde apanho a linha 6 do Metro (Etoile - Nation), saindo na Place d'Italie, um percurso de uns 7 minutos. Depois mais 5 minutos a pé e estou na ENSAM - cerca de 15 minutos da Residencia até ao local de "trabalho".
Quanto ao resto é uma cidade enorme. Ja vi alguns dos monumentos mais emblematicos mas ainda não os visitei por dentro, pois isso paga-se, e bem. Alias acho que aqui não hà nada que não se pague, e é quase tudo caro! Se não vejamos: havera alguma palavra em frances para "barato"? Não, para se dizer algo proximo é preciso dizer "menos caro", o que implica que eles nao conhecem o conceito de barato. Logico, nao é?
Os transportes sao algo de fantastico, nao so o metro e o RER, como os autocarros, todos modernos, com um painel electronico a dizer a proxima paragem e qual a rua que esta a passar, e com uma camara de vigiläncia. Mesmo assim convém ter-se sempre um mapa à mão com as linhas de metro e autocarro, para se poder escolher alternativas, marcar encontros, etc. é que marcar em determinado sitio a determinada hora, por exemplo meia noite no coreto, pode redundar em fracasso, porque é tanta gente e muitas parecidas, que se torna complicado encontrar a pessoa!
No outro dia cairam uns fiapos de neve mas não o suficiente para durar e pintar tudo de branco, mas foi bonito de ver. No entanto ver que aqui estão temperaturas entre os 0 e os 5 graus, e ouvir na fantàstica Radio Alpha que em Coimbra estao 13 a 18, é um pouco frustrante, mas chegarà a minha hora de voltar.
A segunda lingua que mais ouço aqui é o castelhano! Em quase todo o lado se ouve falar e castelhano... arabe tambem um pouco, mas nao é tanto como isso, até porque a maioria dos arabes veem de paises francofonos e tambem falam frances; no outro dia ia com outros Erasmus no autocarro, eles a falar entre eles em espanhol porque eram todos espanhois, e queriam ver os jogos da Champions League, logo uma senhora lhes falou em bom castelhano onde poderiam encontrar cafés espanhois...
Enfim, apesar de aqui haver muitos portugueses, até agora so ouvi uma vez falar portugues no RER, o fim de semana passado, mas fiquei tao contente quanto petrificado, porque nao fui capaz de me meter na conversa; surpresa foi quando fui tratar da minha conta bancaria no Crédit Lyonnais (obrigatorio pela Residencia para fazer pagamentos), a minha gestora de conta é filha de portugueses, tendo nascido em Moçambique! Foi bom ouvir e falar um pouco da nossa lingua naquela altura, porque jà estava a sentir a falta (foi na primeira semana, em que so tinha sintonizado uma radio que so dava musica francesa a todàodà hora!)

Bem, isto ja vai longo, e continuara... mas nao agora.
Até à proxima!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: