terça-feira, março 09, 2004

DIA MUNDIAL DA MULHER

Ja que todos mandam a sua batata, e eu nem me tinha apercebido que esse dia tinha passado, vejam la o significado que eu lhe dou - o meu lado feminino é nao masculino, felizmente - vou dar a minha versao de forma muito sintética:

Acho que as mulheres sao superiores aos homens, pelo menos em capacidade. Suportam melhor a dor, a pressão, sao multifacetadas em memoria, em trabalhos manuais, nascem com um saber inato para cozinha, limpezas, tratamento de pessoas queridas, cozinha (nao estou a brincar nem a ser ironico, ou muito menos machao, é a verdade), têm uma intuiçao fora de série e fantastica, e sao mais inteligentes que nos. Agora as coisas que sao menos que nos: têm menos força. Tao so isso!
Depois ha os hibridos, que se esquecem que sao mulheres e querem ter os mesmos direitos; preferem ter quotas de mulheres por partido para eleiçoes e serem segregadas dessa forma do que ver chegar uma mulher em cem, por mérito, ao Parlamento. Esquecem-se que, sim, voces ascendem ao Parlamento e à maioria dos cargos por mérito e nao por "herança".
Nao percebo tambem qual é a parte da igualdade que elas querem com os homens... menos lojas de roupa nas ruas? entrar a pagar nas discotecas? Terem consumo minimo obrigatorio? Nao lhes darem o lugar no autocarro? Darem-lhes fortes palmadas de cumprimento nas costas? Serem apelidadas carinhosamente (como os amigos fazem uns aos outros) de putas, cabras, vacas, baleias (como nos fazemos com os cabroes, paneleiros, cornudos dos nossos amigos)? Essa parte é a que nao entendo, porque fazem manifestaçoes a pedir igualdade, exibindo orgulhosamente os seus bigodes e pilosidades sovacais com o mesmo brio que nas paradas gay eles exibem a sua roupa interior de couro e os adereços mamilares semelhantes à Janet Jackson. Para quê isto?

Nao concordo com algumas mulheres que acham o dia Internacional da Mulher como sendo um desrespeito, porque acho que as mulheres devem ser saudadas e tratadas como especiais que sao. Esse dia nao é so para tratar bem as mulheres, mas para mostrar aos mais distraidos, aqueles que têm dias marcados para tudo, que tambem existe um dia para a sua mulher. E tambem para os homossexuais terem inveja de nao terem um dia so para eles! :)

Apesar de nao me ter lembrado do dia, porque tal como no dia dos namorados ou noutros, gosto de celebrar sempre que me da vontade, e mesmo que nem sempre me lembre, o que interessa é o sentimento que lhe està junto: de validade, sinceridade, honestidade. Por baixo de todos os fisicos e sexos, os valores que nos movem sao iguais!

PROXIMA CRONICA - ESPECIAL SOBRE PARIS
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: