quarta-feira, março 17, 2004

PARIS - PARTE II
"... queria dedicar esta musica à minha mulher,
que fizemos ontem 30 anos de marriàge..."
Discos pedidos, Radio Alfa (www.radioalfa.net)

Agora esta tempo de primavera, o que até é bem vindo. Muito bem vindo atendendo que na semana passada estava um frio desgraçado e até chegou a nevar... nao muito que deixasse tudo branco, mas uns simples fiapos de neve que, ve-la cair do céu era bonito; bonito e triste porque Paris com chuva ou céu cinzento é uma cidade deprimente, as pessoas sao deprimentes, até o frances soa mal aos ouvidos.
Com sol e tempo quente tudo muda: as caras sorriem e parecem mais alegres, as francesas mostram que afinal nao sao aqueles pauzinhos de virar tripa e cara borbulhenta que aparentam, com roupas largas e a andar timidamente cosidas com as paredes. Desabrocham como a primavera, vestem-se de cores garridas, mostram sorrisos, decotes, pernas; sabem-se arranjar e parecer atraentes mesmo que nao o sejam assim tanto! é um prazer passear assim pelas ruas e pelo metro!
A Radio Alfa continua a dar o seu show, ora boa musica (portuguesa, brasileira, jazz blues rock pop) ora chega aos discos pedidos e parte-se a loiça toda: so parolada, desde o hino do benfica em fado (!), até a todos os sucessos de Dino Meira, Emanuel e Quim Barreiros! Acreditem que ouvir Tony Carreira até desempana os ouvidos porque as musicas dele, ao lado das dos outros, é pura alegria e composiçao musical!!! Mas ao menos ouve-se falar em portugues, o que aqui é coisa rara. Ao fim de semana ainda se ouve no metro, ou aqui e ali, umas palavras timidas de portugues, mas com muitas palavras misturadas de frances: os imigrantes aqui, os mais velhotes pelo menos, tem uma linguagem à parte, em que usam o vocabulario de Camoes e umas palavras francesas ditas à boa maneira portuguesa (o exemplo pubela para poubelle, que quer dizer caixote do lixo, é o que salta mais à vista), tornam dificil entender o que se fala.
Isso e os franceses a falar entre eles é muito complicado de perceber... parece que estou num pais estrangeiro, o que por acaso até estou, e que nao percebo patavina da lingua deles! Mas seria pior na alemanha ;)
Como disse Paris com sol transforma-se e torna-se cosmopolita: é ver-se pessoas a passear nos jardins, a sentarem-se e deitarem-se nos relvados e nos bancos de jardim, é falar com desconhecidos e de vez em quando mostrarem um belo sorriso a desconhecidos; é olhares timidos no metro e pessoas a ler livros e jornais nas ruas e transportes. O transito é que é o mesmo, que desde as 7:30 da manha que hà 150km de filas à volta de Paris! Por isso é melhor deixar o carro em casa!
A possibilidade de ver o Porto em Lyon torna-se baça, pois nao so os bilhetes devem ser carissimos, como a viagem de comboio para là, que ainda é longe, tambem é cara, mais do que de aviao (consultem este site: www.easyjet.com e vejam com os vossos olhos!), mas bem que me aprazia ver tal jogo... pelo menos vai ser facil ve-lo na televisao, e descobri 2 bares franco-portugueses numa rua por tras da Residencia, o que deixa tudo mais facil.
Tenho que voltar ao trabalho, estou na hora de almoço, e aqui estamos com uma hora a mais do que em Portugal, o que nos coloca uma hora no futuro, ou nao. Alem disso cheguei atrasado porque houve uns espertalhoes que acharam piada ao atentado em Madrid e andam a pedir resgates à policia e governo frances, ameaçando que explodem com comboios... agora que a policia esta a vigiar todas as estaçoes de A a Z! Deve ser facil, mas todo o cuidado é pouco.
Ja alguma vez pensaram porque Portugal nunca é falado para atentados, a nao ser pelo Correio da Manha, ou pela oposiçao? Até da Polonia se fala vivamente, mas nao de Portugal... imaginam porquê?
Pequena pista: alguma coisa se faz a horas em Portugal?

PROXIMO POST VOU DISCORRER SOBRE O PORQUE DE SERMOS PEQUENOS E DE A FRANçA (SE ACHAR) GRANDE! (e do facto de ter descoberto que as gàrgulas do Notre-Dame sao, na verdade, Goblins!)

Cumprimentos!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: