segunda-feira, março 22, 2004

Como disse no ultimo post, este é (seria) sobre o facto de ter descoberto que as gàrgulas de Notre-Dame sao Goblins, e do porque dos franceses pensarem grande e nos pequenino... mas isso tem tempo, muito tempo.
O que me propoe hoje é muito mais sério, e deixo um pouco de lado a brincadeira ou a observaçao que tenho feito ao longo das ultimas semanas, para me debruçar, se a minha opiniao conta para alguma coisa, nos ultimos desenvolvimentos do mundo.

TODOS QUEREMOS MUDAR O MUNDO E TORNA-LO UM LUGAR MELHOR PARA VIVER, ATE AO DIA EM QUE VEMOS QUE E IMPOSSIVEL...

Algures em Timor-Leste, antes da (re)independencia da Indonésia:
A guerrilha timorense, FALINTIL, comandada por Xanana Gusmao, faz um ataque a uma coluna do exército indonesio. Resultado: alguns mortos indonésios, e armas roubadas. Os guerrilheiros escondem-se nas montanhas. - TERRORISTAS (?)

Algures no Pais Basco, na época de Franco:
Membros da ETA matam a tiro um dos lideres da policia basca de Bilbau, que liderava as torturas a ex membros condenados da ETA e seus familiares. Resultado: 1 morto, o tal lider da policia. - TERRORISTAS (!)

Algures na Cisjordania, hoje de manha:
Tres helicopeteros israelistas lançam um missil cada contra a mesquita de onde saia o lider do Hamas, apos as suas oraçoes matinais, despedaçando o individuo. Resultado: cerca de 17 mortos e feridos, incluindo o lider do Hamas, completamente despedaçado. - DEFESA DO ESTADO (?!)

Qual é a diferença entre estes 3 casos? Legitimidade? Crença? Excesso de poder de uns e de intolerancia outros?
Como se pode matar assim, usando misseis, uma pessoa sem qualquer tipo de julgamento, so porque ele era lider de um grupo de terroristas?
Para os iraquianos o George W. Bush tambem é terrorista, mas eles nao tem misseis para o matar; para os palestinianos que estao em campos de concentraçao na Faixa de Gaza, na Cisjordania ou seja onde for, os Israelitas tambem sao terroristas, mas nao tem misseis para os matar...
Nao estou a querer desculpar essas pessoas que se enchem de bombas e matam indiscriminadamente, ou compreender aqueles que sem razao aparente (so pelo facto de estarem presentes no Iraque, conjuntamente com os americanos) colocam bombas em comboios e matam centenas de inocentes; estou a alertar que os terroristas nao sao so os arabes, ou os tchetchenos. Qualquer um que julgue outra pessoa e aja sem lhe dar hipotese de resposta é, à sua escala, um terrorista; nao se pode matar indiscriminadamente quem dizemos que é criminoso, e mata-lo sem defesa, so porque ele matou os nossos - estamos a alinhar pelo seu jogo, pela sua forma de combater, logo nada nos distingue dele - nem educaçao, nem religiao, nem higiene ou lingua.

Sei que muitas pessoas nao concordam com palavra do que aqui escrevi, mas é a minha forma de ser e nao vou deixar de ser assim so porque se rotulam uns disto e outros daquilo. Para mim terrorismo é o que fizeram em Nova Iorque ou em Madrid: matar indiscriminadamente e sem razao aparente, so porque nao acham bem uma qualquer atitude! Esses sim, sao mercenarios, sao terroristas. Chamar de terrorista quem ve como unica forma de vingança ou de justiça encher-se de bombas e matar aqueles que, dizem-se legitimados, mataram toda a nossa familia é uma situaçao de desespero. Se lhes dessem oportunidade muitos deles tentariam a justiça pelos tribunais e nao pelas proprias maos, que é a unica forma que tem de serem ouvidos, porque para o mundo qualquer um vindo dessa proveniencia é um terrorista em potencia!

Gostaria que me enviassem os vossos comentarios pelo e-mail presente no blog, que aqui deixo: paulo.aroso@zmail.pt

P.S.: Aqui em Paris as pessoas estao aterrorizadas com a ideia de um atentado nos metros e comboios; ontem entrei num comboio e duas espanholas que se sentaram junto de mim estavam a comentar (entre outras coisas que nao comentariam se soubessem que eu compreendia o que diziam, lol) que ao entrar no comboio estavam a avisar pelos altifalantes do perigo real de atentados naquele domingo, para as pessoas serem cautelosas e para alertarem para algo ou alguem suspeito. Vi, ao passar pelas estaçoes e mais tarde, pelas ruas, varias pessoas a serem encostadas às paredes e serem revistadas por policias que, de aspecto, pareciam o equivalente ao corpo de intervençao. Olhei para quem era revistado: pretos, miudos de aspecto alternativo, com ar de arabes, ou daquela malta chamada "sem eira nem beira", que fuma uns charros, anda sempre de mochila e vestidos maltrapilhamente. Eu, o portugues provinciano, que nunca viu nada disso e veio de uma cidade onde o maior terrorismo sao os preços de habitaçao ou os consumos minimos nas discotecas, andava pelas estaçoes e pelas ruas como se nada fosse comigo... e porquê?
Se vou ficar aterrorizado nao saio de casa, tenho medo de andar nas ruas, no metro, no comboio. Se tiver de acontecer alguma coisa pode ser junto de mim como a quilometros de distancia... e jà agora: qual é a vossa noçao de pessoa suspeita? Um preto? Um arabe ou muçulmano? Um mendigo?
E eu, serei suspeito para eles?

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: