terça-feira, março 21, 2006

Ar mais puro...

No estado americano da California foi aprovada a lei mais restritiva anti-tabaco. Assim não se pode fumar em qualquer espaço fechado, aberto, publico, ar livre, seja o que for. Os unicos locais que não estão abrangidos e onde os fumadores podem saciar o seu vicio é no interior de suas casas (com excepção de espaços comuns com a sociedade, como janelas, varandas, quintais) , no interior dos seus veículos se estes estiverem com os vidros fechados, e nos estabelecimentos que adquirem uma licença especial e têm uma zona de fumo como nos aeroportos.
Intriga-me a sociedade americana. A sua ideia de democracia é demasiadamente restritiva para o comum humano, parece-me. Ou são visionários ou...
Não sou fumador e incomoda-me o fumo do cigarro - que me limita a liberdade - mas posso sempre pedir que não fume na minha frente, ou que tenha cuidado com o fumo libertado. Mas incomoda-me gostar de fazer qualquer coisa que muitas outras pessoas também fazem, que posso fazer com que não incomode, e não posso fazer porque há uma lei que me proíbe.
Um dos mayors de uma cidadezeca californiana disse que agora sim, todos vão ter direito a respirar ar puro. Isto num país onde o consumo automóvel é dos maiores do mundo, onde há maiores emissões de gases nocivos para a atmosfera, que não ratificaram o protocolo de Kyoto... para falar só de alguns casos.
É caso para dizer, numa expressão bem portuguesa, "Ar puro o tanas!".

(Já agora alguém me pode explicar o sentido e proveniência d'o tanas?!)

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: