segunda-feira, novembro 29, 2004

Sobre as eleições para a Direcção Geral da AAC
Declaração de voto: Lista R - REAGE

Pela primeira vez vou usar o meu blog para publicitar algo, ou fazer campanha. Amanhã e terça-feira realizam-se as eleições para os corpos gerentes da Academia de Coimbra, a maior e mais antiga associação de estudantes do país.
Sempre estive à parte de qualquer projecto, e tirando um projecto há alguns anos em que cheguei a ir a uma reunião, nunca mais tive qualquer interesse em participar. Após ter sido elemento efectivo do NEEMAAC - Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da AAC - em 2002/2003, e ter sido eleito presidente do mesmo núcleo no mandato para 2003/2004, decidi abrir-me e participar num projecto que fosse interessante e coerente.
Confesso que após ver as caras que surgiram fiquei um pouco desiludido com o panorama; e no ano anterior, como presidente de nucleo, fora abordado por todos os projectos - com o interesse redobrado de conseguirem um apoio importante no Departamento de Engenharia Mecânica - os projectos que me pareceram mais interessantes foram o do Paulo Leitão e o do Bruno Julião (os candidatos que não passaram à segunda volta). Estive em vias de apoiar, como presidente de núcleo, o Julião, porque além de um bom projecto pareciam-me bem organizados, motivados, e com um grupo bem formado e informado. Não apoiei porque numa Assembleia Magna não gostei da forma como o Renato Teixeira se insurgiu contra alguns núcleos que, segundo eles e a sua gente, não nos esforçávamos na luta, não tinhamos qualquer interesse em fazê-lo e que ridicularizávamos os estudantes que representamos e a academia de Coimbra (como se ele não o fizesse!). Nesse momento cortei com todos.
Este ano só fui abordado por elementos da lista R. Mesmo confessando a minha dificuldade em acreditar que fosse um projecto vencedor, eles mostraram-me as linhas mestras, convidaram-me para um cargo na Acção Social - que é um assunto que me interessa bastante - e convidaram-me a ver o seu trabalho.
Fiquei bastante agradado com a forma como tinham a campanha organizada, saindo com panfletos informativos específicos por datas específicas, com um grupo de pessoas que formam uma equipa sólida, organizada e motivada, muita gente jovem interessada em contribuir e em fazer da AAC uma casa de trabalho, onde nenhum aspecto - a ver pelo empenho de todos - será descurado.
Por isso aceitei fazer parte do projecto R - REAGE. Tenho dificuldade ainda em acreditar na vitória porque considero que a lista "de continuação" é muito forte na persuasão (cacique) à boca das urnas, e já tem contactos, excursões e bilhetes dados organizados à muito tempo. Mas acredito no trabalho das pessoas que se apresentam a eleições e acredito que se este projecto ganhar se pode apresentar muito e bom trabalho.

Por isso é bom que todos possam participar e votar. Da minha parte já sabem qual é a tendência. Quanto a vós, tendes sempre opções, mas a unica opção válida e que serve os interesses da academia e universidade é, acima de tudo, a tua comparência nas urnas e depósito do voto - seja em quem for, seja em branco. A participação é o garante da continuação democrática!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: