quinta-feira, novembro 04, 2004

Vamos por partes...

Eleições americanas e a vitória do W:
Não me espantou muito que tivesse acontecido, acho que já era esperado por grande parte do mundo. Kerry não era grande candidato e toda a gente o sabia; para além disso W. é uma pessoa de força e convicções, mesmo quando não são as melhores... e aquela frase que ele profere aquando do 11 de Setembro "I want to kick some ass" é tipicamente americana, e quase todo o cidadão do mundo a profere quando chega a um tal ponto de raiva, que só destruindo alguma coisa se sente bem.
Não gosto de diminuir um povo e há povos mais burros. Porém os estados que votaram massivamente em W. são estados em que a maioria é como ele: fanática religiosa, pouco interessados no mundo e nas relações internacionais, interessados com o seu cantinho e com a sua riqueza, com medo de perseguição, e que preferem bater em quem aparece antes de perguntar se são culpados.
Medo tenho é do que ele disse no discurso de vitória: queria que o mandato dele fosse virado para a familia, a moral e a fé... problema é que a fé e moral dos outros não será propriamente a dele. Irá sujeitar os outros à força de balas?

Contestação estudantil e Senado:
Neste momento, em Lisboa, está a haver uma manifestação de estudantes de várias universidades. O motivo: a actual legislação de financiamento de universidades, de funcionamento e autonomia universitária, entre outras. É imperioso que os estudantes estejam bem representado, o que - tirando a AAC - não me parece ser bem o caso. O facto de serem entregues avisos por polícias à paisana em várias associações de estudantes também não ajuda nada e abre um clima da democracia 30 anos depois do 25 de Abril.
Mas há outros assuntos internos que me levam a pensar: disse-se que a Latada deveria ter sido adiada por causa do que aconteceu; porém muitos que eram favoráveis a isso estiveram no recinto a divertir-se; muitos que eram favoráveis a isso não deixaram de sair à noite noutros locais da cidade. Fala-se, e foi aprovado em Assembleia Magna, um pedido ao Conselho de Veteranos para que este órgão pondere a não realização da Queima das Fitas 2005. Eu acho estranho e de uma desfaçatez! Reparem: é destas festas que a AAC vai buscar muitos dos fundos desbloqueados para os protestos e para alimentar as diversas secções culturais e desportivas; a AAC é uma associação multi-cultural e não apenas política; as pessoas não deixam de festejar ou de sair à noite e gastar tanto ou mais do que na Queima e Latada, e ainda pior, estão a dar dinheiro a empresários da noite que nos tratam como numeros... por outro lado, é preciso ter LATA porque nas vésperas de greves à porta fechada e manifs o panorama nocturno é este: A ABARROTAR! Por isso qual é a ideia? Mostrar à sociedade civil que dispensamos uma festa da Academia? Para quê mostrar isso se depois se invadem senados e aberturas solenes, se fecha a cadeados? Que impressão passa para a sociedade civil?
Além do mais há quem vá a Lisboa manifestar-se e fique lá para a noite, só voltando no outro dia, ou mesmo indo de fim de semana... então na Latada não havia clima para se festejar e agora já há?!
Para terminar: sobre o senado! O Reitor já mostrou a sua verdadeira face, agora pouco a pouco vai conseguindo mudar o pouco para o tudo continuar na mesma. De que falo? Conseguiu aprovar a propina máxima à pancada e impedindo os estudantes de mostrarem o seu direito à indignação; pediu que fosse revisto o mais depressa possivel o plano disciplinar para alunos universitários, e no ultimo senado aprovou-se o plano de avaliação dos funcionários. Para quando um plano de avaliação dos professores? De formações pedagógicas a professores? Calendarização de entrega de notas por parte dos professores, com punições caso não fossem entregues a tempo?
Pelos vistos só os estudantes e funcionários estão mal na universidade, e o corpo docente é o unico a caminhar na melhor direcção.
Sr. Reitor e equipa: é preciso ter MUITA LATA!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

1 comentário:

João Campos disse...

Achas que é preciso vigiar os profs? Não...eles querem, podem e mandam!!
A propósito desta situação, e ao contrário do senso comum, eu discordo totalmente da demissão dos estudantes senadores. Acho que eles, com esta atitude, só fizeram a vontade ao restante senado, que agora faz o que quer e que lhe apetece.