quinta-feira, janeiro 06, 2005

(Des)Confiança

(Almograve, uma das praias - Sudoeste Alentejano, Alentejo - Portugal)
Nos livros de Carl Sagan, do qual sou fã, ele incluia sempre uma frase ou poema de alguém famoso, da biblia, da história. Sempre frases que tinham a ver com o que ele tinha acabado de escrever, ou que simplesmente abordavam a sociedade em geral, os comportamentos. Estes, em muitos casos (não é preciso citar Camões ou Gil Vicente para disso nos apercebermos) já existiam no passado, e continuam no presente, e estendem-se ao futuro. Há males da sociedade que estão, exclusivamente, imputados ao Ser Humano, à forma como ele desenvolveu a inteligência e como a usa - nem sempre de maneira correcta.
Mas o mundo é igual para todos e "dos fracos não reza a história"... porém muitas vezes os fortes são-no na trapaça e falsidade, relegando para segundo plano os justos, os que se prezam por condutas simples, morais, solidárias.
"Quem disse que a vida era justa?", é o que dá vontade de lembrar. Brincando ou não, "a brincar se dizem umas verdades". Neste abuso de frases feitas para abreviar o óbvio - a minha falta de imaginação para desenvolver um titulo controverso, e que insinua a dualidade da palavra - termino este post com uma frase que, em tempos, li num livro do autor que acima citei: Carl Sagan. Esta foi uma frase que se gravou na minha parca memória (quem me conhece bem percebe do que falo...) e que sinto importante, ou pelo menos adequada ao tema.
"Por vezes as maiores mentiras são ditas em silêncio".
Reflexão sob a letra de uma banda portuguesa que, como começa a ser hábito nesta terra, tem mais fama e sucesso no estrangeiro do que na própria pátria: Fonzie (também para fugir um pouco a Jorge Palma...).
Say Hello - Fonzie
"Good bye, so sorry I gotta go
Bring you back, hold you tight it's all I want

Don't leave me
believe me
my eyes will stand on you
you feel me and you need it
you know my life is you

I don't wanna stay alone,
so I'll be here before you know

Say hello, say hello
'cause tomorrow from the heart
We'll erase all the pain and loss
Say hello, say hello
In the morning with the sun
We will find what the future holds

Good bye, I look up and you're standing fall
you're shaking, your heart's breaking
you're gonna fall

Don't leave me
believe me
my eyes will stand on you
you feel me and you need it
you know my life is you

I don't wanna stay alone,
so I'll be here before you know

Say hello, say hello
'cause tomorrow from the heart
We'll erase all the pain and loss
Say hello, say hello
In the morning with the sun
We will find what the future holds

So kiss me once before I go"

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: