terça-feira, janeiro 04, 2005

Visão Alternativa

(Azul Infinito, wallpaper, www.pcparadise.hpg.ig.com.br)
"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!"

Florbela Espanca

A felicidade também pode ser contagiante, como a tristeza. Mas é mais fácil ficar triste do que o oposto, e a tendência é para seguir o que é mais fácil e desprezar as dificuldades, mesmo que recompensem mais.
Um novo ano começou à poucos dias, menos de uma semana! Está frio, a época é de gripes e dores de cabeça e tosse convulsa e espirros... mas está um sol radiante e maravilhoso, um céu azul que faz inveja à mais pura cor fabricada no paraíso das cores! Por vezes, ao final da tarde, já com os tons laranja avermelhados no horizonte, onde o sol prepara o seu leito e se vislumbra no oposto o inicio do escuro pontilhado de mil pequenas luzes estelares, sente-se um aroma humido a eucalipto que perfuma todo o ar, e devolve a sensibilidade pela natureza - essa deusa!
Estar com atitude e mente aberta para se recolher alegria de braços abertos, caminhar de cabeça erguida a olhar os outros de frente e arriscar um leve sorriso, é como uma palavra doce no mais puro e inocente caso amoroso... é essa forma de estar o verdadeiro conhecimento!

Quantas vezes não acabamos um dia com pensamentos negativos, sobre o que se devia ou não ter feito, sobre arrependimentos, mágoa... passa-se tanto tempo da vida a pensar em porcarias, mais outro pedaço a dormir, e onde está o tempo de aproveitar o que a vida nos reserva, nos mostra, nos dá? É só esticar a mão e aproveitar!

P.S. - Obrigado pelo teu sorriso.
Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: