quarta-feira, janeiro 19, 2005

Poder de sugestão

Já no paraíso Deus inseriu o elemento dúvida, o elemento sugestivo. Ele sabia que esse seria o maior poder ao alcance do homem. Um poder virtual, que pode tornar o mais simples e inocente ser no mais presunçoso e arrogante, e com ambição de conquistar o mundo.
A famosa cobra do paraíso ofereceu uma maçã proibida a Eva - que diabo!, se estavam no paraíso porquê ser proibida?! - e ela, na escolha entre a maçã da cobra e a banana do Adão, escolheu pela humanidade...

"A NOITE PASSADA " (letra e música: Sérgio Godinho)
"A noite passada acordei com o teu beijo
descias o douro e eu fui esperar-te ao tejo
vinhas numa barca que não vi passar
corri pela margem até à beira do mar
até que te vi num castelo de areia
cantavas "sou gaivota e fui sereia"
ri-me de ti: "então porque não voas?"
e então tu olhaste
depois sorriste
abriste a janela e voaste

Durante o dia a dia este poder surge de todos os pontos: quantos de nós homens não começamos a reparar naquela menina discreta, que um amigo sugeriu que era linda e um amor? Quantos com ambições não se submeteram a lutas e combates e revoluções porque sugeriram que eram invenciveis?

a noite passada fui passear no mar
a viola irmã cuidou de me arrastar
chegado ao mar alto abriu-se em dois o mundo
olhei para baixo, dormias lá no fundo
faltou-me o pé, senti que me afundava
por entre as algas teu cabelo boiava
a lua cheia escureceu nas águas
e então falámos
e então dissemos
aqui vivemos muitos anos


Uma das minhas namoradas surgiu assim - por sugestão. Já tinhamos "ficado", mas com o passar do tempo os amigos começaram a insistir que ela estaria interessada em mim... e pelos vistos do lado dela foi semelhante (mas esta é uma versão não oficial...). Assim namorámos durante uns meses.

a noite passada um paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estavas do outro lado a tricotar janelas
vias-me em segredo ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti, disse baixinho "olá"
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então tu olhaste
depois sorriste
disseste "ainda bem que voltaste" "


Poderoso este sistema... e nem toda a gente repara que, e quando, o usa. Por isso o seu perigo. Sinto-o a rondar... não por ser o carrasco, mas apenas a vitima. Serei?

Esta musica fantástica não será a mais apropriada para este tipo de reflexão. Porém, e tendo começado este género bem original, pensei que fazendo uma mistura de géneros pudesse sair algo heterogéneo, que despertasse sentimentos pela musica, e pela reflexão. Um pouco contraditórias... pena é que não dê para ouvir a musica e acompanhar a letra: mais uma mágica desse grande senhor da musica portuguesa: Sérgio Godinho.


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: