quinta-feira, maio 13, 2004

SCOLARI, SELECçAO E AFINS - consideraçoes futebolisticas

Estive agora à hora de almoço a ouvir a entrevista que o Scolari deu à Antena 1, transmitida pela Radio Alfa, e confesso que admiro o senhor; mais: acho que ele é um bom treinador, e que (se os jogadores quiserem) pode levar Portugal ao titulo Europeu.
Ele é um ganhador, um organizador, um treinador que joga muito com a preparaçao fisica e psicologica dos jogadores. Igual a ele, nesse tipo de parametros temos o José Mourinho, so que o Mourinho tem sucesso e o Scolari (em Portugal) ainda nao teve. Mas é ele que està em campo? é ele que està desatento nos livres, é ele que falha golos?
é a diferença entre besta e bestial: Antonio Oliveira foi genial ao colocar Portugal no Mundial 02, mas uma besta apos o mundial. Isso pode acontecer com qualquer treinador, veja-se o Carlos Queiros, do qual aprecio muito e que nao teve sucesso no Real Madrid (o Mourinho vaticinou isso mesmo na entrevista que deu à algum tempo na RTP, nao directamente, mas dizendo que nao aceitaria ir para Madrid porque havia demasiado vedetismo).
Scolari e Mourinho sao muito parecidos, por isso o choque frontal de caracteres. Mas ele assume o seu ponto de vista perante todos e julgo que ele vive a selecçao e vive Portugal. Nao houve uma unica vez que ele disse "a selecçao de Portugal", disse sempre "a nossa selecçao... o nosso pais... os nossos jogadores", e mais a frente rectificou que "apesar de nao ter nascido em Portugal trabalhava e vivia em Portugal e para Portugal, logo tem de se identificar com o espirito e com as pessoas, para fazer um bom trabalho e, se possivel, mudar algumas coisas na mentalidade do jogador portugues".
Gostei de o ouvir, gostei da forma como ele manteve a sua palavra, a sua frontalidade e tenho a certeza que por ele seremos campeoes. O futebol nao é logico mas para muitas coisas basta querer, e foi nisso que o Mourinho conquistou: o querer dos jogadores. O FC Porto teve 2 estrangeiros na equipa inicial que fez aquele jogo fantastico na Corunha, logo os futebolistas portugueses sao capazes de jogar ao maximo nivel e cometerem o minimo de erros. Se o FC Porto é capaz, porque nao a Selecçao?
Gostei também quando lhe perguntaram sobre guarda-redes que ia levar, ele disse ter duas opçoes: ou levava 3 experientes, ou dois experientes e um jovem para o integrar. Mencionaram o Baia e ele falou que se falavamos no Baia tinhamos também de falar do Hilario, do Nelson, do Pedro Roma, que também sao experientes e fizeram uma optima época.
Como se vê ele esta atento e quer ganhar; sera que os jogadores também querem? Acredito em Portugal. Mais dificil que construir uma equipa era construir os 10 estadios e acessibilidades a tempo: estao praticamente terminados...

Para terminar um apontamento hilariante: finalmente o Secretàrio chegou ao fim... :D

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: