quinta-feira, maio 27, 2004

MAR AZUL, MAR PORTUGUES

Mais uma vez o Porto deu alegrias, aos seus adeptos e a Portugal. é verdade que nao foi dos jogos mais bonitos de se ver, mas com o nervosismo so apos o jogo terminar é que da para fazer uma analise mais a frio. Mas os jogos em que nossa equipa joga mal e ganha, conquistando um troféu, sao sempre bons. E mais a mais sinto que o jogo foi mau, mas esse mau foi calculado, porque interessava que fosse tactico, pressionante, condicionante de imaginaçao e de técnica, que so surgiu em poucas ocasioes, ora por Carlos Alberto, ora por Ibarra.
Devo salientar, para quem nao me conhece muito bem, que gosto do Porto mas o meu clube de coraçao é a Académica de Coimbra, a Briosa. Muitos que me viram ontem com um cachecol maioritariamente preto com um lindo simbolo em losango, e umas palavras esquisitas, enquanto ia da minha residencia para a residencia de Portugal (onde vi o jogo), devem-se ter perguntado porquê de algum croata ou montenegrino andava de cachecol da bola. Foi com a briosa que vi o jogo, que senti a tensao de um adepto ferrenho, que me emocionei, que vibrei com os golos, que suspirei aos 88 minutos, e com o marcador a 3-0, que finalmente vi que o FCP era campeao europeu. Que nada, ninguém, poderia evitar o evidente: a superioridade do dragao na europa do futebol.
Lamento algumas bocas que ouvi, muitas na brincadeira no inicio do jogo, mas com uma pontinha de ansiedade e de arrogancia: adeptos do benfica que viram o jogo, e que por terem ganho uma simples taça de Portugal ao fim de 8 anos, parece que sao a melhor equipa à face da terra. é por essa arrogancia, esse nao saber estar no futebol que eu detesto e desprezo a maioria dos benfiquistas. A ansiedade deles era por nao poderem mais usar o argumento historico das taças europeias que ganharam à uns 40 anos, e que sao o clube de Portugal com mais palmarés. Neste momento o seu maior palmarés é em taças e campeonatos nacionais, maioria conquistados a meio do século passado...
Foi um desabafo. Saiu porque eles nao ganham e nao sabem ver os outros ganhar, mesmo quando se trata de uma competiçao para a qual é o pais que sai dignificado, com jogadores que jogam na nossa selecçao e que podem motivar para um europeu que chega. A vaidade e arrogancia com que criticam um excelente técnico como o José Mourinho, que eles mandaram embora pela porta pequena (que ele fez com que fosse grande), e que estou seguro, os levaria à vitoria no campeonato a longo prazo. Criticar alguém avulso, so porque ele preferiu mastigar o momento com os filhos e a mulher é algo que me avilta, e que me da vontade de dizer que muitos dos benfiquistas enterram mais dinheiro no SLB, e festejam mais as suas vitorias, do que festas privadas e de familia. Deve ser essa a mistica da familia benfiquista, que nao compreendo nem quero compreender.
Alonguei-me sobre algo que nao queria falar, mas que nao consegui manter preso. Mas agora convém reflectir: sera que estes titulos sao obra do Sr. Mourinho? Ou o clube, com toda a sua envolvência, simplesmente possibilitou a que um grande treinador colocasse esta equipa nos pincaros da Europa?
Eu acho que o FC Porto sem o Mourinho nao sera tao forte; e também acho que o Mourinho sem o FC Porto nao sera tao forte. é preciso uma grande equipa, com grandes intervinientes (no campo e fora dele, na administraçao também) para dotar a equipa das melhores condiçoes, dar ao técnico a calma, os jogadores (dentro do orçamento), as condiçoes fisicas, morais e psicologicas, para, em dois anos, uma equipa estar ao seu mais alto nivel, superar-se, e conseguir estar ao mais alto nivel europeu. No futebol actual nem o Real Madrid e os seus galacticos, nem o Milan, ou o Arsenal, Manchester ou Chelsea, que têm orçamentos fabulosos.
O FC Porto poderia ter vendido varios jogadores no inicio desta época, e manteve-os mesmo sabendo que auferiam altos salarios, e qua nao entraria dinheiro nos cofres; venderam o Postiga porque ha necessidade de equilibrar as contas, e porque era substituivel. Neste momento, e com a campanha feita na Liga dos Campeoes, vê-se a retoma do investimento: nao em novos jogadores, mas nos mesmos com melhores objectivos.
Acredito que alguns sigam com o Mourinho para o Chelsea (pelo menos o Ricardo Carvalho, o Paulo Ferreira, e o Costinha ou o Deco ou o Maniche). Este grupo de jogadores é muito dificil de manter, e mesmo o Derlei nao deve ser facil. Mesmo que um administrador tenha dito que bastava vender um jogador para equilibrar as contas, o clube nao pode evitar a ambiçao dos seus jogadores, nem pode almejar a manter-se um terceiro ano nos pincaros da europa. Penso que agora ha que preparar uma proxima equipa de campeoes, para a proxima década. Entretanto é continuar a arrecadar titulos nacionais.
Pelo Porto, e na terra do "inimigo", passei hoje um dia felicissimo e com um sorriso nos labios. Por varias vezes, no metro, na residencia, me deu vontade de gritar bem alto: "POOOORTOOOOO"! Mas por respeito pelos derrotados, e por respeito pelo meu bem estar, fiquei-me pela visao que seria eu tomar uma atitude dessas, e mantive o meu sorriso de alegria, agradecendo as varias felicitaçoes que me foram atribuidas. Sabe bem ser melhor que os outros!
Caiu a crista do Galo... e ainda por cima por causa de um portugues!


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: