sábado, março 05, 2005

Fantasma

Nebulosa do Pequeno Fantasma, NGC 6369
"Do you bury me when I'm gone
Do you teach me while I'm here
...Just as soon as I belong, then it's time I disappear"

Refrão da música "I Disapear", Metallica, para o filme Missão Impossível 2

Encostado à parede naquela artéria movimentada do centro da cidade. Vejo as pessoas a passar, passear; apressadas, calmas, nos seus afazeres de trabalho ou simplesmente de relaxe. Discretamente começo a andar, que nem uma sombra, pelo meio do fluxo de multidão. Esguio, passo pelos espaços entre corpos sem sequer tocar levemente; aumento o meu passo e esgueiro-me cada vez mais depressa entre senhoras e senhores, meninas e meninos. Pelo meio vou tentando reconhecer as pessoas por quem passo - várias, dezenas ou até centenas, dependendo do movimento - e decorar as suas caras, num exercicio absurdo de perfeita estupidez.
Paro. Observo novamente. Fico visivel para o comum dos mortais, cujo espaço ocupado por mim no populoso passeio já é visivel e permanente, enquanto que o meu esgueirar somente levantava um vento de passagem transitório. O sol bate em mim e faço sombra... bolas, sou visivel novamente!
Vagueio pelo desejo discreto de desaparecer, concentro-me e a mente voa. Transcende o corpo, fica leve, levanta vôo. Olho da minha alma, lá no alto, para o meu corpo fisico. Ali. A ocupar espaço no passeio; a obrigar os corredores a desviarem-se. Mas agora esse corpo fisico não apresenta sombra...
Perdi a identidade, fico ali parado somente como corpo sem alma a ler as almas das pessoas, na busca da alma perfeita que nunca encontrarei. A alma que sempre desejei ser...

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: