terça-feira, julho 19, 2005

Reacções

No outro dia tinha um comentário a um post do meu blog que me deixou furioso enquanto o lia. Era uma opinião ao que tinha escrito atacando a minha maneira de pensar, a minha opinião, e sugerindo que, em vez de estar sentado a avaliar os outros, tirasse o rabinho da cadeira e tentasse fazer alguma coisa para alterar a situação. Depois de pensar um pouco e de reler o comentário mais vezes, decidi responder com alguma elevação e sentido táctico - afinal quero que as pessoas comentem o que escrevo e se à primeira opinião diferente começasse a "espancar" o comentador, acabaria por perder a razão.
O que me leva a escrever é mesmo sobre a reacção pouco habitual que tive, e que costumo ter: uma vez experimentei o duro caminho da poesia. Ao ter uma critica devastadora da pessoa a quem apresentei os meus versos nunca mais consegui escrever poesia continuada, desistindo de cada vez que tento; quando escrevi um pequeno romance, muito simples e ingénuo, escondi-o bem escondido, longe de olhares e críticas e durante anos não o mostrei a ninguém com medo das críticas e do conteudo intimo e emocional lá escrito; quando recebi esse comentário tive vontade de não mais fazer reflexões acerca do quotidiano sócio-politico-económico.
Não se trata de fraqueza da minha parte, antes uma ansia de controlar reacções, controlar comportamentos, e tentar ser o mais equilibrado possivel. Nem sempre se consegue e por vezes o melhor é deixar as coisas andarem. E se há vontade de responder logo, num impulso, faça-se! Depois havemos de encarar o que daí vier.
Nem estava para escrever hoje (que já é amanhã e não ontem), porém li algo que me deixou com uma reacção estranha e estive durante duas horas a tentar decifrar esse estado de semi-parvoíce. Mais valia ter optado pela embriaguez, não fosse um exame próximo. Convém dizer que não cheguei bem a decifrar, antes estive a ouvir umas músicas que já não ouvia à muito tempo, e a ler posts antigos do meu blog (de novembro 2003, a fundação!, a março 2004). Que fazer: narcisismos de ultima hora!

Green day - Good Riddance (time of your life)
"Another turning point;
a fork stuck in the road.

Time grabs you by the wrist;
directs you where to go.

So make the best of this test
and don't ask why.

It's not a question
but a lesson learned in time.

It's something unpredictable
but in the end is right.
I hope you had the time of your life."


Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: