terça-feira, julho 26, 2005

Universidades Portuguesas

É impressão minha ou Portugal, país pequeno na cauda da Europa, com:
  • problemas e rankings conhecidos e vergonhosos a Matemática, Física e Português;
  • excesso de funcionários a cargo do Estado;
  • excesso de licenciados no desemprego;
  • com estágios, obrigatórios para terminar o curso, não remunerados;
  • com valores de propinas mais altos da Europa;
  • com as piores condições fisicas de ensino superior...

e muitas mais razões...

tem cada vez mais instituições de ensino superior, e estas abrem cada vez mais cursos? (ver artigo de opinião no jornal Público de sexta feira, 22 de julho)

Apesar da aplicação de Bolonha, que teve um largo periodo de discussão, mas que nada foi aproveitado ou decidido (aka "falam falam falam"), fugimos do sistema de graus europeu e cada vez mais os novos cursos criados são de banda estreita (pequeníssimas especialidades) em vez de banda larga (mais generalistas).
Exemplo: a ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra - pertencente ao Instituto Politécnico de Coimbra, tem grandes cartazes a informar a abertura de 3 novos cursos. O espaço físico real da escola já foi diversas vezes contestado pelos alunos por não ter condições para tantos alunos (já em largo excesso da capacidade), e por não ter condições de funcionamento (principalmente no inverno). Segundo se diz já há projecto de uma nova escola (lembro-me de isto se falar à 3 anos...), mas os alunos bem que pagaram as suas propinas (cerca de 700 euros, se não me falha a memória)!
"E esta, hein?!" - Frase imortalizada de Fernando Pessa

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: