quinta-feira, dezembro 16, 2004

Comprovativo de Matricula, ou tarde humorística...


(simbolo, com problemas de passagem para o blog - www.fct.uc.pt)

Introdução: Perante a necessidade de obter um comprovativo da efectivação da minha matrícula na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, dirigi-me à extensão dos Serviços Académicos da Faculdade no Pólo II
Esclarecimento: a matricula nesta faculdade é efectuada por um processo inovador (e que funciona! Não é ironia...) - pela internet, através do site Inforestudante, onde podemos aceder a todas as nossas informações curriculares.

Cena 1: Na extensão dos Serviços Académicos do Pólo II. Não há fila e encontro-me no balção. Lá dentro duas senhoras, uma ao telefone, outra a fazer de conta que faz não sei o quê:
Eu - Boa tarde! Preciso de um comprovativo da minha matricula, posso tratar disso aqui?
Senhora ao telefone - Boa tarde! Não, terá de ir à Universidade (polo I), aos Serviços Académicos, tratar disso.
Outra senhora - Pode pode, olhe que pode...
Eu - Lá em cima? (expressão de surpresa e sorriso amarelo de inocência) Mas não dá, tipo, para pedir por aqui e depois vem para cá e levanto-o?
Outra senhora - Pode pode, olhe que pode...
Senhora ao telefone - Não, terá mesmo que ir lá a cima... (do telefone dizem algo porque ela vira a sua atenção para o telefone, com um ar surpreendido)... espere, espere!
(Fico à espera que a senhora do telefone se tenha, de facto, enganado... vira-se para mim... lá vem!)
senhora ao telefone - afinal tem, que ir ao Bedel pedir. Melhor, tem que ir à tesouraria pagar 4.49€ e apresentar o pedido no Bedel para depois lá ir buscar.
Eu - Pagar?! (incrédulo, confuso, surpreendido) Tenho que pagar por um comprovativo da matricula, um documento que tenho direito?!
Outra senhora - Pode pode, olhe que pode...
Senhora ao telefone - pois é, tem que ir primeiro à tesouraria pagar. 4.49€ (e lança um sorriso conciliador, qual verdugo ao torturado após obter uma confissão.)

Conclusão: ora, tratando-se de um papel, possivelmente com algo do género "sim, está de facto inscrito", com uma assinatura ilegível e o carimbo branco, deduzo o seguinte:
- A folha é em talha dourada, finissima e de grande qualidade;
- A impressora não usa tinta normal preta mas sim petróleo aos preços de Nova Iorque;
- O senhor da assinatura ilegivel é pago à comissão, por assinatura;
- O desgaste causado ao soalho pelo meu trânsito entre o Bedel e a Tesouraria é contabilizado;
- A força imprimida ao selo branco para carimbar é contabilizada às milésimas de Newton para uma melhor quantificação e preço, bem como o desgaste do carimbo e articulações e braço do mecanismo;
E, por fim!
- Todos os funcionários com quem falei, desde as senhoras da Extensão dos Serviços Académicos no Pólo II, até à tesouraria e Bedel, ganharão à comissão por cada som emitido pelas cordas vocais.

Por todas estas razões enumeradas, não só acho justissimo o pagamento de 880€ de propinas por ano pela frequência universitária - afinal manter a "máquina" e de forma tão afinada e célere paga-se - como acho abaixo dos preços de concorrência o pagamento de um comprovativo que, na prática e num Estado irresponsável, me seria dado!
Onde já se viu! Dar, repito, dar às pessoas aquilo a que têm direito!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: