sexta-feira, dezembro 24, 2004

A quase todos um bom Natal...


(Natal - Brasil)

O Natal é uma época de sentimentos contraditórios, porque se tudo e em todo o lado apela ao consumismo, ao sentimento fácil e à compreensão bacoca, há muito dentro de nós que pensa que isso deveria ocorrer o ano todo. Pensando bem o Natal é só um dia, é uma quadra e, além do mais, que diz respeito a uma religião. Porém foi expandido por todo o mundo por grandes companhias e factores comerciais.
Onde pára, então, o verdadeiro Natal?!
Eu sei, e por isso desejo " a quase todos um bom natal". E porquê?
Porque o espírito de Natal está dentro de nós, figura imanente que se reflecte em todos os actos de cidadania, de solidariedade, de amor, de companheirismo, de amizade. Na forma como amamos os nossos amigos, companheiros, colegas, familia, e como a eles demonstramos o nosso amor. Temos tendência a esconder muitos dos sentimentos, por imperativos sociais, comerciais, timidez, vergonha, vida activa. Mas está sempre lá: na forma como olhamos aquela pessoa que muito nos diz, mesmo que ela não note; na forma como enviamos toques e sms's; na forma como abordamos e pensamos nas pessoas que mais longe de nós estão, e como no dia a dia imaginamos como seria se todos, mesmo todos os que pensamos, estivessem à nossa volta.
Eu penso nisso frequentemente e acho que daria uma puta de uma confusão... no entanto ali estariam todos aqueles que amo, que quero junto de mim, só que nem todos compativeis, por vários imperativos sociais, emocionais, a que chamamos e convencionamos o Ser Humano (ser verbo e ser pessoal).
A quase todos um bom natal!
A quase todos um bom natal...

Cumprimentos,
Paulo Aroso Campos

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: