quinta-feira, janeiro 19, 2006

Cavaco Silva e a liberdade

Tenho lido, ouvido e visto muitas coisas sobre Cavaco Silva, principalmente daqueles que não gostam da figura de tal pessoa. O que mais estranho, em primeiro lugar, é o ódio que as pessoas que não gostam dele adoram mostrar, até de uma forma vil e insensível, como se ele fosse um monstro psicopata e sanguinário, um fascisoide pior que Hitler e Mussoulini juntos (mas quando faço uma pequena piada sobre a senilidade do Mário Soares que realmente está velho e senil, todos fazem aquele ar de "Epá isso é muito mau, pôssa!"). No entanto vivemos em democracia, ele já foi primeiro ministro e não vivemos nenhuma ditadura nesse periodo.
Mas mais do que eu estar a tecer quaisquer considerações é ler a noticia do Publico Online, em que um incidente infeliz marca exactamente o que eu disse. Assim "três jovens tentaram erguer uma faixa negra onde se lia: "Todos os porcos capitalistas votam Cavaco porque são fascistas"..." - aqui já há um claro desrespeito por uma liberdade que é de todos: votar num candidato que se pensa ser o melhor e mais indicado. E não é por isso que se passa a ser porco capitalista ou fascista... por essa ordem de ideias só vota em Soares quem é geruntófilo?
Continuando, "Questionados pelos jornalistas, já depois de terem sido afastados pela polícia para uma rua lateral, os três manifestantes, que recusaram identificar-se, garantiram não ter qualquer filiação partidária. "Nem vou votar no domingo", afirmou um deles, justificando a acção como "um direito à manifestação"..." - afinal a acção foi só uma manifestação de quem nem sequer se interessa se o país é governado por A ou B porque nem vai votar?! Que direito à manifestação é este em que não se acautela a liberdade dos outros e, no final, nem sequer participam num acto eleitoral no qual podem demonstrar a sua indignação?
Acho que estes meninos não aprenderam bem a lição dada no 25 de Abril, por isso a dificuldade em perceber termos como capitalismo, fascismo, liberdade... ou apenas eleições!

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: