quinta-feira, janeiro 12, 2006

Sismos II

Parece que andam por aí uns sismos e, apesar de os telejornais tentarem fazer alarde disso como se fosse uma coisa muito grave que aconteceu, a verdade é que a percentagem de pessoas que sentiu é menor do que a percentagem de votos que o Mário Soares tem nas sondagens. Porquê a comparação? Ambos são conhecidos à séculos, gostam de abanar, ficam adormecidos durante muito tempo e aparecem quando ninguém espera (sim, a parte de dizer coisas parvas à saída das urnas é exclusiva de Mário Soares).
Hoje vou dar uma pequena ajuda aos leitores de Contra-Natura (salve salve), com os meus parcos conhecimentos de Geologia, fazendo um pequeno resumo sobre o que é um sismo, o que fazer, e o que esperar do mesmo.

O que é um sismo?
Um sismo é uma pessoa pacata, não gosta de multidões porque sofre de pânico e fobia antisocial. Quando se lhe depara muita gente ele começa a tremer e fica louco, podendo provocar disturbios, acidentes e inclusivé complicações.
Como encontrar o sismo?
A sua timidez não lhe permite sair à rua como qualquer pessoa normal, portanto ele sai disfarçado. Tal como as estrelas de cinema ou pessoas reconhecidas, gosta de colocar um boné ou chapéu (pode também ser um gorro), óculos escuros - mesmo de noite - e andar vestido com roupas despercebidas e largas, normalmente aqueles fatos de treino que parecem uma tenda de campismo. Se virem alguém com estas caracteristicas num qualquer autocarro estarão na presença, muito provavelmente, de um sismo (pode também ser a Britney Spears, só que o que os distingue é a gravidez e o mau gosto musical).
O que fazer perante o sismo?
Como todas as estrelas ou pessoas que gostam de guardar a sua privacidade e vida intima, o melhor é não mostrar que foi reconhecido. Género não olhar insistentemente, não apontar, não perguntar o que acha das ultimas sondagens ou da Manuela Moura Guedes. Encontrar conversas de ocasião sobre o tempo ou sobre o governo também não é boa ideia pois ele pode começar a tremer.
O que esperar do sismo?
Nada, ele é completamente imprevisivel! Pode começar a soluçar a palavra pinhal, imitar macacos na selva ou simplesmente fazer de conta que é um motociclo. É provável que também reproduza os diálogos do filme "jaws" ou "deep inside Silvia Saint", o que é gravíssimo! Mas pode também estar somente a libertar energia, vulgo flatulência. Nesse caso o pior é mesmo o cheiro que é assim um enxofrado, tipo gasolina com chumbo num automóvel de escape livre.

Espero ter elucidado e que sejam proveitosas tais explicações. Para mais informações consultar www.meteo.pt

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: