sábado, agosto 06, 2005

Férias...

Chega o Agosto e o êxodo segue o caminho para sul. Será que este ano é igual? Coimbra fica deserta de estudantes, que voltam a casa ou simplesmente procuram paragens mais prazenteiras (ou alguns trabalhos de férias onde o volume salarial é maior...), e enche-se de turistas. Espanhol, francês, inglês, brasileiro, línguas estranhas, podem-se ouvir na Universidade, na baixa de Coimbra.
Saio à noite e vou até ao novíssimo parque Verde, onde os preços não são nada convidativos, mas é o local da moda - e dos poucos abertos na Lusa Atenas - e onde se está agradavelmente à beira rio, em calma amena. Mas constato com surpresa: as caras são as mesmas de sempre, apenas mais bronzeadas, roupas mais curtas devido ao calor.
Onde estão os paladares de outras linguas, as estrangeiras? Só no nome do bar (Irish), porque os turistas devem ter vindo só de visita (curta) a uma cidade estupidamente quente e sem qualquer motivo de interesse para além das belezas históricas.
Afinal os estudantes continuam a ser a unica forma de subsistência da cidade, apesar dos preços, das propinas, das dificuldades de todos, dos part-times para uma vida mais desafogada. Continuando assim onde vai parar esta cidade? Onde está o desenvolvimento?
A jusante, a seguir o curso do rio Mondego...

Paulo Aroso Campos - paulo.aroso@zmail.pt

Sem comentários: